terça-feira, 3 de junho de 2008

Angola/Vice-ministro da Defesa destaca avanços alcançados pelo órgão de Defesa e Segurança da SADC

Luanda, 3 junho 2008 - O vice-ministro da Defesa, Gaspar Rufino, destacou hoje, terça-feira em Luanda, os avanços alcançados pelo órgão de defesa e segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Esta constatação foi feita na cerimónia de abertura da reunião de peritos do Comité Inter Estatal da Defesa e Segurança da SADC (CIEDS), que de hoje até quarta-feira está a preparar o encontro dos ministros deste órgão, que vai decorrer nos dias 06 e 07 no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

Segundo o vice-ministro da Defesa, muitos países da SADC estão empenhados no cumprimento de missões de apoio à paz em muitos pontos do mundo com resultados positivos.

“Com muito sucesso contribuímos com homens ligados ao órgão de Defesa e Segurança para assistência ao processo de paz na República Democrática do Congo”, destacou.

O responsável apontou ainda a criação da Brigada da SADC em Estado de Alerta, em Agosto de 2007, em Lusaka.

Disse estarem criadas as condições para criação e funcionamento do Centro Regional de Aviso Prévio, para o qual meios técnicos e humanos estão mobilizados para assegurar a troca de informações que permitam aos estados acudirem em tempo útil as situações negativas que ocorrem.

Revelou que o Centro de Formação e Manutenção de Paz é já uma realidade e o seu funcionamento está garantido, podendo os quadros aprenderem matérias sobre a pacificação.

O vice-ministro disse ser preciso fazer muito mais para apoiar os discursos de integração e desenvolvimento económico da região austral do continente.

O encontro está a analisar a acta da reunião anterior deste órgão regional o funcionamento da brigada em estado de alerta da SADC, o centro de aviso prévio, e a criminalidade a nível da região.

A segurança na região, a contribuição dos estados membros em missões de apoio a paz no continente e no mundo, assim como o orçamento do órgão, será igualmente discutido.

Agenda inscreve também a análise da assistência ao processo de paz na República Democrática do Congo, o funcionamento do Centro de Formação de Manutenção de Paz, o combate ao tráfico de armas e aos crimes transfronteiriços, a situação migratória e aduaneira, o terrorismo e as consequências das forte chuvas que assolaram alguns países membros.

A SADC integra actualmente 14 estados membros, nomeadamente Angola, África do Sul, Botswana, Lesotho, Ilhas Maurícias, Malawi, Moçambique, Madagáscar, Namíbia, República Democrática do Congo, Swazilândia, Zâmbia, Tanzânia e Zimbabwe. (AngolaPress)

Nenhum comentário: