quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Moçambique/Nyusi apela a Renamo a cessar ataques armados

7 setembro 2016, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)

Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou a Renamo a cessar os ataques que tem estado a levar a cabo no centro do país.

Nyusi, falava, esta quarta-feira em Pemba, durante as celebrações do Dia da Vitória, que hoje se assinala.

“ Os ataques da Renamo, mais uma vez desestabilizam a governação e continuam a impedir o desenvolvimento do nosso país. A Renamo continua o partido armado, está a matar as populações, as lideranças comunitárias e estruturas locais. A Renamo já começou a matar combatentes. A Renamo atacou o posto administrativo de Muaquia, em Mocuba, na província da Zambézia. São nítidos os actos de alguns moçambicanos que pretendem destruir o que foi ganho com sacrifício e construído pedra-a-pedra ao longo dos quarenta e um anos da nossa independência. Queremos mais uma vez, exortar aos combatentes, libertadores e defensores da pátria, do Rovuma ao Maputo e
do Zumbo io Índico, a continuarem como referência e convivência pacífica entre os moçambicanos” , frisou o Presidente da República, Filipe Nyusi orientou as cerimónias centrais do Dia da Vitória, que este ano, em Pemba, coincidiram com a realização do Terceiro Festival Nacional dos Combatentes.

O Festival que se realizou sob o lema “Combatente na Vanguarda pelo Aumento da Produção e Desenvolvimento”, contou com a participação de sete mil combatentes oriundos de vários pontos de Cabo delgado e do País.
(RM C.Delgado)


---------- Recomendamos


Nyusi apela combatentes para aumento da produção e produtividade
8 setembro 2016, Portal do Governo http://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, instou hoje, em Pemba, capital da província nortenha moçambicana de Cabo Delgado, os combatentes da Luta Armada de Libertação Nacional e da soberania e democracia a continuarem a ser referência de convivência pacífica, por forma a permitir o aumento da produção e produtividade, rumo ao progresso do país.

Discursando num comício popular inserido nas comemorações alusivas ao 7 de Setembro, dia em que foram assinados os Acordos de Lusaka, na Zâmbia, em 1974, Nyusi exortou as duas gerações de combatentes para se pautarem por acções não violentas e que estimulem o crescimento do país.

O Chefe do Estado moçambicano, que naquela urbe orientou as cerimónias centrais do 7 de Setembro, baptizada como Dia da Vitória, sublinhou que os veteranos da luta armada pela independência de Moçambique devem continuar a alimentar a sua experiência de perdão para permitir que moçambicanos trabalhem para o bem de todos.

Nyusi pediu aos antigos guerrilheiros da então Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), hoje no poder, a se envolverem, de forma activa, no aumento da produção agrícola e produtividade e a trabalharem para a garantir a criação da renda dos moçambicanos.

Salientou que a geração do 25 de Setembro é de uma virtude que hoje continua a orgulhar o país, sublinhando, que este festival, cujo epicentro serviu para reencontrar milhares dos que lutaram pela independência, constitui o reconhecimento do passado que está a construir o presente do país.

Vincou, todavia, que o governo reconhece o sofrimento dos combatentes, chamando a todos para a necessidade de continuarem a ser exemplo de perdão e inclusão social no país.

O 7 de Setembro confunde-se com a história de Moçambique. Estão aqui combatentes, desmobilizados de guerra, aqueles que estiveram na Udenamo e na formação da Frelimo, o que mostra o exemplo da unidade nacional e da inclusão social no nosso país, disse.

No seu discurso, o Presidente reconheceu, a dado momento, que a economia moçambicana está a atravessar momentos difíceis, caracterizados por queda de preços dos produtos das exportações, como camarão e carvão.
Face a esta situação, o Chefe do Estado chamou a todos os moçambicanos a se envolverem ainda mais na produção de comida em todas as regiões do país.

No seu discurso, Nyusi falou dos ataques armados levados a cabo por homens da Renamo que, segundo o Presidente, estão a desestabilizar todos os esforços empreendidos pelo governo para a melhoria da vida no país.

O Chefe do Estado, que deve regressar ainda hoje a Maputo, capital moçambicana, referiu que a Renamo começou já a matar a combatentes, em vários pontos de Moçambique.

Disse que hoje (quarta-feira), homens armados da organização de Afonso Dhlakhama atacaram em Moquia, na Zambézia, centro de Moçambique, acto que mostra o seu objectivo de querer tomar o poder através da força.

Momentos antes, Marcelino dos Santos, veterano da Luta Armada de Libertação Nacional e um dos fundadores da Frelimo, falou da necessidade dos moçambicanos intensificarem a luta por um futuro novo, com vista a alcançar uma nova vitória.

O antigo Presidente da Assembleia da República salientou que, hoje, os moçambicanos devem trabalhar e fazer reviver o país numa forma superior, acrescentando que
temos que caminhar por uma vitória grande.

Marcelino dos Santos, que foi vice-Presidente da Frelimo durante a guerra pela independência de Moçambique, afirmou ser necessário que o país trabalhe para poder alcançar a vitória da revolução moçambicana.

Já lutamos, mas devemos ter a capacidade de produzir muita comida para desenvolver o nosso país. Temos que ter a coragem de avançarmos para o progresso de Moçambique, o que passa pelo envolvimento de todos no aumento dos níveis da produção de comida, disse Marcelino dos Santos, agora com 87 anos de idade, alias o mais velho dos combatentes ainda vivos.

O comício, muito concorrido, marcou o fim das comemorações dos Acordos de Lusaka, que puseram fim a uma guerra de 10 anos pela independência do país.

Esta e a segunda vez que Pemba acolhe a efeméride. A primeira vez aconteceu em 2014, enquanto em 2015 as comemorações do Dia da Vitória tiveram lugar em Tete, capital da provincial central com o mesmo nome. (AIM) 


Nenhum comentário: