segunda-feira, 2 de junho de 2008

Cabo Verde/Cerca de 2.000 empresários já participaram nos encontros comerciais entre a China e os países de língua portuguesa ]

Praia, Cabo Verde, 2 junho 2008 - Cerca de 2.000 empresários da China e dos países de língua portuguesa já participaram nos encontros para a cooperação económica e comercial realizados em Luanda, Lisboa, Maputo e Cabo Verde desde 2003, revelou Echo Chan, vogal executiva do Ipim.

Uma nota do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (Ipim) refere que no encontro de Cabo Verde estiveram presentes 250 empresários, foram assinados quatro protocolos de cooperação e realizados 195 bolsas de contacto.

Echo Chan assinalou, segundo a nota, que nos últimos três encontros, realizados em Portugal, Angola e Moçambique, estiveram presentes 1.600 empresários da China e dos países de língua portuguesa.

O vice-presidente do Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China (CCPIT), um dos organismos responsáveis pela realização do encontro, disse, por seu turno, que a reunião teve como objectivo "ajudar as empresas chinesas a conhecerem as potencialidades dos países de língua portuguesa espalhados na Europa, América do Sul, África e Ásia, com sua abundância de recursos naturais e um mercado consumidor de mais de 250 milhões de pessoas”.

Zhang Wei lembrou ainda que em 2007 "o comércio bilateral alcançou 46,3 mil milhões de dólares com um aumento de 36 por cento em relação a 2006 e um índice superior à taxa de crescimento do comércio exterior da China que se cifrou em 23,5 por cento".

A delegação de Macau, que esteve presente na reunião com uma delegação composta por 24 empresários, aproveitou a sua passagem por Lisboa para realizar accções destinafdas a promover a “13ª Feira Internacional de Macau (MIF)”, a ter lugar em Macau, de 23 a 26 de Outubro próximo e a “12th China Internationl Fair for Investment & Trade (12ª CIFIT)”, a realizar-se em Xiamen – China Continental entre os dias 8 e 11 de Setembro de 2008.

O Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países de língua portuguesa – Cabo Verde – 2008 realizou-se na Praia entre 28 e 30 de Maio.
(macauhub)

Nenhum comentário: