quarta-feira, 14 de agosto de 2019

BRICS, China/Sinais de “terrorismo” detetados em Hong Kong


13.08.2019 09h26, Diário do Povo Online (China) http://portuguese.people.com.cn/n3/2019/0813/c309806-9605523.html   

Viajantes deambulam entre manifestantes no terminal 1 do Aeroporto Internacional de Hong Kong, na segunda-feira. As autoridades do aeroporto de Hong Kong cancelaram os voos remanescentes de segunda-feira pelas 4 da tarde.

O número de detidos ascende já aos 149, à medida que os protestos ilegais continuam.

A violência escalou a um ponto em que pode ser considerada terrorismo na Região Administrativa Especial de Hong Kong, segundo a autoridade máxima da China na cidade advertiu na segunda-feira.

Em Beijing, Yang Guang, um porta-voz do Gabinete do Conselho de Estado para os Assuntos de Hong Kong e Macau, disse que os manifestantes radicais atacaram repetidamente a polícia durante os últimos dias, tendo cometido crimes violentos sérios. Tal violência
começa a indiciar os “primeiros sinais de terrorismo”, disse Yang.

Yang condenou profundamente os manifestantes que arremessaram bombas de gasolina contra policiais no domingo à noite.

Um pequeno número de amotinadores atirou as bombas contra os policiais nas estações de Cheung Sha Wan, Tsim Sha Tsui e Wan Chai no domingo à noite. Um policial foi atingido com uma dessas bombas em Tsim Sha Tsui, causando queimaduras em suas pernas.

Um diagnóstico inicial revelou que o oficial sofreu queimadoras de segundo grau em 10% da sua perna esquerda, e queimaduras de primeiro grau em 3% da sua perna direita.

“Expressamos a nossa forte indignação e condenação por este crime sinistro”, disse Yang.
Tais atos de violência danam brutalmente o Estado de direito e a ordem social de Hong Kong, ameaçando severamente as vidas dos cidadãos de Hong Kong, bem como a estabilidade e prosperidade da cidade, acrescentou. Tais atos devem ser “resolutamente combatidos” de acordo com a lei, sendo que o gabinete apoia categoricamente a polícia de Hong Kong na imposição da lei e em levar os criminosos à justiça logo que possível.

O gabinete de comunicação do governo central em Hong Kong emitiu também a sua condenação face aos manifestantes violentos.

“Não existe lugar no mundo que tolere tais atrocidades e atos de violência. Hong Kong irá parar ao abismo se tais atos de terror forem permitidos”, disse o Gabinete de Ligação do Governo Popular Central de Hong Kong através de um comunicado.
A aspiração mais urgente e comum do povo de Hong Kong é a de terminar a violência e restaurar a paz e a ordem, disse o gabinete de comunicação.

Entretanto, pelas 4 da tarde de segunda-feira, as autoridades aeroportuárias de Hong Kong cancelaram os voos restantes desse dia após milhares de manifestantes terem ocupado o principal terminal pelo 4º dia, sendo a maior disrupção do aeroporto deste que as manifestações tiveram início em junho.

Os cancelamentos surgem após as operações do Aeroporto Internacional de Hong Kong ter sido “severamente afetado” pela ocupação, segundo as autoridades.
(Web editor: Renato Lu, editor)


BRICS, China/Diário do Povo: estabilidade e prosperidade são fundamentais para habitantes de Hong Kong

09.08.2019 16h14 Diário do Povo Online (China) http://portuguese.people.com.cn/n3/2019/0809/c309814-9604837.html   

As demonstrações e ataques violentos em Hong Kong decorrem há cerca de dois meses. O Estado de direito, ordem social, economia e imagem internacional foram duramente atingidos.

Durante o mês passado, as vendas da maioria dos negócios locais de Hong Kong registraram quedas significativas. O índice de confiança dos consumidores caiu para mínimos de 5 anos. As visitas de turistas provenientes do sudeste asiático foram também amplamente reduzidas.

O ambiente de negócios em Hong Kong está em risco. Se nada for feito, as bases do desenvolvimento de Hong Kong serão inevitavelmente comprometidas. Os feitos de gerações de habitantes locais serão destruídos.

A prosperidade e estabilidade são fundamentais para a população de Hong Kong. Desde o retorno à pátria, há 22 anos atrás, as características únicas de Hong Kong têm sido preservadas. A combinação dos estilos chinês e ocidental foi mantida. O charme e a vitalidade da cidade são hoje mais efusivos que no passado e, para isso, contribui em grande medida a estabilidade socioeconômica local.

É por isso que muitos residentes adotaram os slogans “Eu Amo Hong Kong, Não à Violência” e “Protejam o Estado de Direito, Segurança e a Paz”.

As pessoas estão plenamente conscientes que a manutenção da harmonia social é do interesse comum de todos os quadrantes da sociedade e de investidores externos. Trata-se de uma condição fundamental para manter o estatuto de Hong Kong como centro financeiro e comercial internacional. Se Hong Kong prosperar, a sua competitividade aumentará, caso contrário, toda a sociedade terá de pagar por isso.

A sociedade de Hong Kong é pluralista, não é por isso de estranhar que existam discordâncias e clivagens em questões específicas.

No entanto, se cedermos a um turbilhão de politizações excessivas e criarmos confrontos artificiais, não só prejudicaremos, mas impediremos o desenvolvimento local.

Hong Kong enfrenta grandes desafios no contexto do profundo ajuste da estrutura econômica global e da cada vez maior competição internacional.

A cidade não se pode dar ao luxo de permitir que convulsões internas corrompam a sua estabilidade.

As gerações mais jovens desejam crescer num clima de estabilidade, no qual possam demonstrar o seu talento e alcançar o sucesso nas suas carreiras. Do mesmo modo, as gerações mais antigas desejam passar a aposentadoria num clima pacífico e dinâmico.
Com a construção da iniciativa do “Cinturão e Rota” e o projeto da Grande Baía, existe hoje, mais do que nunca, uma oportunidade única para o crescimento desta região.

Trata-se de uma oportunidade na qual Hong Kong, sob o enquadramento da política “um país, dois sistemas” pode dar o seu contributo para moldar as vantagens da globalização econômica e da cooperação regional.

A estabilidade e prosperidade de Hong Kong dependem do patriotismo e do trabalho conjunto de toda a população local. De modo a assegurar o Estado de direito e a estabilidade social e política de Hong Kong, é necessário colocar o desenvolvimento em primeiro plano. Os caminhos até Hong Kong serão cada vez mais amplos, e o amanhã da cidade cada vez mais promissor. 
(Web editor: Renato Lu, editor)

Nenhum comentário: