sexta-feira, 23 de agosto de 2019

BRICS, China e Rússia/Porta-voz critica interferência estrangeira nos assuntos da Rússia e de Hong Kong


2019-08-21 12:51:5, Xinhua (China) http://portuguese.xinhuanet.com/2019-08/21/c_138325965

Beijing, 21 ago (Xinhua) -- As recentes ações tomadas por algumas forças estrangeiras dentro da Rússia são exatamente como as que vêm acontecendo em Hong Kong, afirmou na terça-feira um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

Geng Shuang fez o comentário em uma coletiva de imprensa quando foi pedido a comentar sobre a real interferência de alguns países ocidentais nas recentes manifestações ilegais na Rússia.

Segundo publicado na mídia, a Embaixada dos Estados Unidos na Rússia acusou o país de restringir o exercício de direitos básicos dos cidadãos. O site da embaixada também publicou o mapa de rota da manifestação programada no centro de Moscou.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que publicar tal rota foi "um ato encorajando a participação e um convite para a manifestação, o que constitui
uma tentativa de interferir nos assuntos domésticos da Rússia."

Geng disse que o governo russo tem adotado medidas para manter a estabilidade social com suficiente base legal.

"O que é perturbador é que alguns países ocidentais foram rápidos em apontar o dedo e confundir a situação", disse Geng.

Comentando sobre o assunto de Hong Kong, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse recentemente em uma coletiva de imprensa que a interferência de vários países do Ocidente nos assuntos internos da China não é somente uma hipotética intervenção global, mas especificamente uma participação e envolvimento na organização de tais tumultos.

Geng disse que a China concorda plenamente e elogia altamente o que foi dito pela parte russa, acrescentando que as observações apontaram o infeliz envolvimento de alguns países na violência em Hong Kong e revelaram o plano real das forças externas para incitar os incidentes violentos e prejudicar a estabilidade de Hong Kong.

Enfatizando que a China e a Rússia compartilham interesses comuns na salvaguarda da soberania e segurança nacional, manutenção da estabilidade e da ordem social, e oposição à interferência externa, Geng disse que a China está disposta a trabalhar com a Rússia para promover a parceria estratégica abrangente de coordenação China-Rússia na nova era de acordo com os importantes consensos alcançados pelos dois líderes de Estado.

Nenhum comentário: