terça-feira, 5 de julho de 2016

Abya Yala, Pátria Grande/Cúpula Social do Mercosul afirma apoio a Dilma e repúdio a 'ataque à democracia brasileira'



2 julho 2016, Opera Mundi http://operamundi.uol.com.br (Brasil)

Movimentos sociais reunidos no Uruguai destacaram necessidade de integração regional e rechaçaram 'tentativa de quebrar institucionalidade' do bloco

A declaração final da XX Cúpula Social do Mercosul, divulgada nesta sexta-feira (01/07), afirmou o apoio dos movimentos sociais da região à presidente brasileira, Dilma Rousseff.  As organizações manifestaram repúdio ao processo de impeachment de que a mandatária é alvo, classificado como “um ataque à democracia brasileira sem precedentes”, e pediram que “os governos da região não reconheçam o governo interino do golpista Michel Temer no Brasil”.

O encontro acontece
semestralmente desde 2006 e sua 20ª edição se deu em Montevidéu, capital do Uruguai, entre quinta e sexta-feira, reunindo organizações sociais e sindicais dos países-membros do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela – e da Bolívia, que está em processo de adesão ao bloco. Agência Efe

Representantes de movimentos sociais reunidos na XX Cúpula Social do Mercosul, em Montevidéu, nesta sexta-feira.

A reunião foi precedida pela controvérsia sobre a transferência da presidência rotativa do Mercosul do Uruguai para a Venezuela, que será feita no próximo dia 12 em uma cúpula de chanceleres – e não de chefes de Estado, como costuma acontecer  –, segundo anunciaram na segunda-feira (27/06) os ministros das Relações Exteriores de Argentina e Uruguai, Susana Malcorra e Rodolfo Nin Novoa, respectivamente.

Após o anúncio, o chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, afirmou que os colegas de Uruguai e Argentina fizeram tal declaração sem consultar os demais países do bloco e expressou o descontentamento de seu país em relação à presidência temporária da Venezuela.

Neste sentido, as organizações sociais repudiaram também “as tentativas de alguns governos de quebrar a institucionalidade do Mercosul ao se opor à transferência da presidência rotativa à Venezuela”, que obedece a uma regra do bloco de alternar a liderança de acordo com a ordem alfabética dos nomes dos países que o integram. A declaração final do encontro manifestou também “respeito ao povo venezuelano” e ao governo de Nicolás Maduro.

Em ato simbólico, o representante do governo uruguaio para as Cúpulas Sociais, Federico Gomensoro, fez a transferência do comando desta instância à delegação venezuelana e pediu "respeito ao direito internacional".
A declaração final do encontro também ressalta a necessidade de integração da região nos aspectos sociais, comerciais e econômicos. O documento afirma que o processo de integração do Mercosul tem questões pendentes e que essas deficiências estão sendo usadas para destruir e "substituir (o bloco) com um modelo de livre-comércio" que, segundo as organizações sociais da região, só trará mais miséria e desigualdade.

"O déficit de democracia, de redistribuição e de desenvolvimento que o Mercosul mostra hoje só se soluciona com mais Mercosul. Lutaremos por nosso projeto de integração e não aceitaremos projetos de exclusão política, social e econômica", indica o texto.

O analista político e diretor acadêmico do Centro de Formação para a Integração Regional (Cefir), o uruguaio Gerardo Caetano, declarou em discurso no fechamento do encontro que o papel dos movimentos sociais "é fundamental", já que "ajudam a reivindicar" interesses comuns.

"Os movimentos sociais reivindicaram o Mercosul possível. Quando o Mercosul era comercialista, as Cúpulas Sociais eram as que falavam das complementações produtivas, de direitos humanos, da necessidade de pensar o projeto de desenvolvimento juntos e políticas ambientais", afirmou.

*Com Agência Efe

Manifestantes protestam contra ministro da Cultura do governo Temer na sede do Mercosul em Montevidéu

Equador diz que avaliará relações diplomáticas com Brasil em caso de impeachment de Dilma

Opinião: O golpe ruralista e o preço do feijão

Nenhum comentário: