sexta-feira, 2 de maio de 2008

Angola/Governo está empenhado na melhoria do poder de compra dos trabalhadores

Luanda, 2 maio 2008 – Os esforços empreendidos pelo Governo na valorização da moeda nacional (Kwanza) em 50 porcento e na redução da taxa de inflação de 106 porcento para 11 porcento, com vista o aumento do poder de compra dos trabalhadores angolanos foram destacados quinta-feira em Luanda, pelo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Afonso Pedro Canga.
Falando numa assembleia de trabalhadores da Agricultura, a propósito do Dia 1 de Maio (Dia Mundial do Trabalhador), o governante referiu que as medidas do executivo para a melhoria da condição salarial dos funcionários visam conferir maior dignidade à classe e melhorar as suas condições de vida.
Sobre o sector que dirige, disse que a sua direcção vai proporcionar a todos os trabalhadores, a partir desta sexta-feira, uma refeição antes do início do trabalho.
Manifestou igualmente a intenção da sua direcção satisfazer, na medida do possível, outras das principais preocupações dos trabalhadores, como a falta de transporte, assistência médica e regularização do pagamento dos salários.
Apesar disso, o titular do sector da agricultura exortou os trabalhadores a continuarem a prestar o seu contributo na erradicação da fome e da pobreza.
“Parte da solução destes problemas é da competência do Ministério da Agricultura e envolve-nos a todos”, afirmou.
Ao intervir no acto, o secretário do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura, Florestas e Café de Angola (Sintafca), Ângelo Manuel, reconheceu o empenho da direcção do MINADER na resolução da maioria das necessidades e reclamações dos funcionários.
Segundo Manuel Ângelo, o trabalho da classe é bastante útil ao país, porquanto uma quota dos esforços para que Angola esteja em “franco” crescimento é feita pelos agricultores.
“Hoje na maioria das refeições está presente produtos agrícolas como mandioca e milho, e os seus derivados, feijão, massambala, arroz, banana, mamão e outros”, mencionou.
Na óptica do secretário-geral do Sintafca, esse crescimento representa o empenho dos quadros do sector agrário na redução significativa da fome e da pobreza, com vista a sua completa erradicação.
O Dia Mundial do Trabalhador foi instituído em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida devido a uma greve geral que aconteceu em Chicago (EUA), no dia 1 de Maio de 1886.
Naquela época, a cidade representava um grande pólo industrial. Para exigir o fim das condições desumanas de trabalho a que os homens e mulheres eram submetidos, milhares de trabalhadores foram às ruas, lutando ainda pela redução da jornada de trabalho. Queriam que a mesma passasse de 13 para 8 horas diárias. (AngolaPress)

Nenhum comentário: