sexta-feira, 2 de maio de 2008

CPLP/Bancos centrais lusófonos debatem política monetária na globalização

Bissau, 2 maio 2008 - Os governadores dos bancos centrais dos países lusófonos e Macau iniciaram hoje em Bissau debates sobre a condução da política monetária no contexto da globalização e os desafios do acesso aos serviços financeiros dos estados em desenvolvimento.
O primeiro tema vai permitir analisar os obstáculos que os bancos centrais devem ultrapassar para reforçar a eficácia da política monetária e a cooperação a que são obrigados a promover no sentido de gerir os riscos provocados pela interdependência económica.
O segundo tema do encontro, que termina sábado com uma visita ao arquipélago dos Bijagós, visa definir acções a implementar para facilitar o acesso a serviços financeiros de pequenas e médias empresas e às famílias dos países em desenvolvimento.
Durante o dia de hoje, os governadores dos bancos centrais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da autoridade monetária de Macau vão também abordar a questão da estabilidade dos preços de produtos.
A cerimónia de abertura do IV encontro dos governadores dos bancos centrais dos países lusófonos e Macau foi feita pelo governador do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), organização a que pertence a Guiné-Bissau.
Na ocasião, o governador pediu um minuto de silêncio em memória de Aguinaldo Embaló, antigo director nacional do BCEAO na Guiné-Bissau, falecido em Março passado.
Ausentes da cerimónia de abertura do encontro, estiveram o vice-governador do Banco de Portugal, José Agostinho Martins de Matos, e o governador do Banco de Cabo Verde, Carlos Augusto de Burgo, devido a atrasos nas ligações aéreas, sendo esperado ainda hoje em Bissau. (Notícias Lusófonas)

Nenhum comentário: