sexta-feira, 2 de maio de 2008

Cabo Verde/Portugal apoia segurança alimentar através de protocolo assinado pela ASAE

Cidade da Praia, 30 abril 2008 - Portugal vai ajudar Cabo Verde no controlo de segurança de produtos alimentares e na formação de inspectores, segundo um acordo assinado hoje na Cidade da Praia.
O acordo foi assinado entre o inspector-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), António Nunes, e o presidente da Agência cabo-verdiana de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), Miguel Lima, e tem uma vigência de três anos, renovável.
Criada há dois anos, a ARFA está agora a iniciar o trabalho e lhe falta "o suporte legislativo para o exercício do mandato", como disse Miguel Lima, ainda assim apostado em garantir a qualidade dos produtos que Cabo Verde importa (a quase totalidade).
"Falamos da avaliação dos riscos alimentares e do controlo dos alimentos nacionais, e para isso precisamos de capacidade laboratorial", disse o responsável.
É por isso que, segundo o protocolo hoje assinado, a ASAE prestará assistência técnica à ARFA na instalação de um laboratório em Cabo Verde nos domínios da microbiologia, química e física dos alimentos, continuando, depois da instalação, a dar assistência e se comprometendo a fazer em Portugal análises mais complexas.
Miguel Lima não disse quando estará pronto o laboratório, frisando que o trabalho da entidade a que preside está ainda em início, mas acrescentou que a ASAE irá também dar formação a técnicos cabo-verdianos, em Cabo Verde ou em Portugal, bem como ajudará na concepção de recolha, análise e tratamento de informação sobre acções de inspecção e fiscalização. (AngolaPress)

Nenhum comentário: