quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Moçambique/Gemfields encontra rubi "excepcional" em Montepuez

25 novembro 2014, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)

A multinacional britânica de pedras preciosas Gemfields anunciou hoje a descoberta no norte de Moçambique de um rubi "excepcional" de 40,23 quilates em estado bruto e "um dos mais relevantes dos últimos anos".

"A pedra preciosa vai definir um novo marco para a qualidade dos rubis africanos e torna a mina de Montepuez, em Moçambique, como a reserva em desenvolvimento mais significativa do mundo",
refere um comunicado da empresa divulgado em Londres.

Segundo a Gemfields, a área de 340 quilómetros quadrados de exploração de Montepuez, na província de Cabo Delgado, é a maior concessão mundial de rubis em posse de privados e "já provou ser uma das mais produtivas".

"Como africano de nascimento e de coração, estou extremamente orgulhoso por aquele que é provavelmente um dos melhores rubis descobertos recentemente ter sido desenterrado do solo africano", declarou Ian Harebottle, director executivo da multinacional e nascido na África do Sul, citado no comunicado.

Pela sua importância, a pedra será avaliada por um laboratório suíço antes do segundo leilão de rubis moçambicanos que a Gemfields prevê levar a cabo em dezembro em Singapura, onde será vendida pela melhor oferta.

O primeiro leilão, realizado em junho, rendeu 33,5 milhões de dólares (24,7 milhões de euros) à empresa, que garantiu a intenção de repatriar este valor para Moçambique.

A Gemfields, líder mundial na oferta de pedras preciosas coloridas, controla 75% da Montepuez Ruby Mining, que explora os rubis em Cabo Delgado, e a empresa moçambicana Mwirit detém o restante capital.
 (RM/Lusa)


Nenhum comentário: