25
novembro 2014, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)
A multinacional britânica de pedras preciosas Gemfields anunciou
hoje a descoberta no norte de Moçambique de um rubi "excepcional" de
40,23 quilates em estado bruto e "um dos mais relevantes dos últimos
anos".
"A pedra preciosa vai definir um novo marco para a qualidade dos rubis africanos e torna a mina de Montepuez, em Moçambique, como a reserva em desenvolvimento mais significativa do mundo",
Segundo a Gemfields, a área de 340 quilómetros quadrados de exploração de Montepuez, na província de Cabo Delgado, é a maior concessão mundial de rubis em posse de privados e "já provou ser uma das mais produtivas".
"Como africano de nascimento e de coração, estou extremamente orgulhoso por aquele que é provavelmente um dos melhores rubis descobertos recentemente ter sido desenterrado do solo africano", declarou Ian Harebottle, director executivo da multinacional e nascido na África do Sul, citado no comunicado.
Pela sua importância, a pedra será avaliada por um laboratório suíço antes do segundo leilão de rubis moçambicanos que a Gemfields prevê levar a cabo em dezembro em Singapura, onde será vendida pela melhor oferta.
O primeiro leilão, realizado em junho, rendeu 33,5 milhões de dólares (24,7 milhões de euros) à empresa, que garantiu a intenção de repatriar este valor para Moçambique.
A Gemfields, líder mundial na oferta de pedras preciosas coloridas, controla 75% da Montepuez Ruby Mining, que explora os rubis em Cabo Delgado, e a empresa moçambicana Mwirit detém o restante capital. (RM/Lusa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário