quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Moçambique/Continuam a chegar felicitações a Nyusi

Jornal Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

Estadistas de vários países continuam a felicitar Filipe Nyusi pela sua eleição para o cargo de Presidente da República de Moçambique nas eleições realizadas a 15 de Outubro, desejando-lhe que seja bem-sucedido na honrosa mas complexa função que assumirá, oficialmente, no começo de 2015.

Entre os chefes de Estado que já o felicitaram destaque vai para os presidentes da China, Xi Jinping, da França, François Hollande, da Turquia, Recep Tayyip Erodogan, de Angola, José Eduardo dos Santos, os primeiros-ministros de Portugal, Pedro Passos Coelho, dos Países Baixos, Mark Rutte e das Maurícias, Navichandra Ramgoolam. Nyusi tem estado, ainda, a receber felicitações de algumas embaixadas sediadas em Maputo, destacando-se a dos Estados Unidos da América e do Brasil.

Na mensagem endereçada a Nyusi
pelo estadista chinês, Xi Jinping destaca-se as relações que unem Moçambique e a China, com a seguinte asserção: “ao tomar conhecimento da sua eleição para o cargo de Presidente da República de Moçambique, tenho o prazer de lhe expressar, em nome do Governo da República Popular da China e do povo chinês, bem como em nome pessoal, as calorosas felicitações e os melhores votos”. Mais adiante, Xi Jinping ressalva o excelente relacionamento que temperou ainda mais as relações entre os dois países nos últimos anos, vincando que “a China e Moçambique são amigos para todo sempre”. “Ao longo dos anos, ambas as partes fizeram intercâmbios frutíferos em diversas áreas”, vinca o estadista chines.

O Presidente chinês acrescenta que o seu país continuará firme e inabalável na valorização da “amizade tradicional sino-moçambicana e atribuirá importância ao desenvolvimento das relações entre os dois países”.

Na sua mensagem endereçada depois da divulgação dos resultados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), Xi Jinping afirma estar “disposto a esforços conjuntos com Vossa Excelência para consolidar e reforçar ainda mais as relações de amizade e cooperação entre a China e Moçambique”, ao mesmo tempo que encoraja Nyusi a continuar com o diálogo político para garantir a preservação da estabilidade do país e o seu desenvolvimento de que já é um dado irreversível rumo à prosperidade do povo moçambicano.

---------

Moçambique/Recomenda PR no dia da legalidade: Justiça com impacto na vida do cidadão

Jornal Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

Todos os profissionais da Justiça são chamados a continuar a elevar os seus níveis de contribuição para o crescente aprimoramento do nosso sistema de Administração da Justiça e provisão dos melhores serviços ao cidadão.

O desafio foi lançado pelo Presidente da República, Armando Guebuza, ao receber os titulares e quadros seniores dos órgãos de Administração da Justiça, para uma saudação por ocasião do Dia da Legalidade, que ontem se assinalou. Para o Chefe do Estado, ao longo destes quase dez anos que dirigiu o país, “registámos com muito agrado a forma como os integrantes do sistema da Justiça, com sabedoria, discernimento, competência, concentraram as suas atenções em acções de grande impacto que tinham em vista a ligação do sistema à busca de eficiência na provisão dos serviços ao cidadão”.

“Ao reafirmarmos o nosso compromisso por uma justiça célere e cada vez mais próxima do cidadão, estamos a reafirmar o nosso compromisso do aprofundamento da cultura democrática e de direito, de respeitar e fazer respeitar os direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos. Felicitamos a todos que no dia-a-dia garantem a justiça aos cidadãos, nomeadamente, os magistrados judiciais, administrativos e do Ministério Público, os juízes-eleitos, os oficiais e os agentes da ordem pública, os advogados, defensores públicos, conservadores, os oficiais dos serviços correccionais, oficiais da Justiça e técnicos administrativos ao serviço da justiça” – disse Guebuza.

Entretanto, a Ministra da Justiça, Benvinda Levi, que apresentou uma mensagem dos fazedores da Justiça em homenagem ao Chefe do Estado, disse que Armando Guebuza, de 2005 a 2014, é o homem em concreto sobre o qual se circunscreve a linda história da Pátria Amada, onde, em nome do povo, recebera o estandarte da paz e do progresso e sobre a sua sombra multicolor: verde, branco, preto, amarelo e vermelho, um grande desafio, valentemente registou: a luta heróica e sem tréguas contra a pobreza, em prol do bem-estar e auto-estima do glorioso povo moçambicano.

“É deste Homem em concreto, Magistrado-mor da Nação, que aprendemos a viver e a caminhar, neste desafio histórico, como vagas ondas do mar, cada um no seu lugar, papel e responsabilidades claras, na certeza de que para quem nós servimos, isto é o cidadão, passo a citar, ‘o que releva é a actuação da Justiça como um todo indiscriminado ou fluxo de actuações e intervenções na sua esfera privada’, fim da citação” – disse.

A Ministra da Justiça sublinhou que, sob esta plataforma de saber e saber fazer, edificámos e consolidámos as nossas estratégias de actuação, promovendo o acesso à Justiça, com particular enfoque nas jurisdições penal, cível e administrativa; desenvolvendo a reforma do sistema prisional e a reforma legal; promovendo o desenvolvimento de recursos humanos, apostando na formação dos operadores da Justiça; reforçando e consolidando os mecanismos de gestão: planificação da gestão financeira, e sistemas de tecnologias e informação.
Disse ainda que com o Presidente Guebuza foi possível desenvolver e modernizar as infra-estruturas e equipamento, melhorar o Sistema de Informação e Documentação, assegurando sinergias no tratamento das matérias transversais, implementação de políticas de prevenção e combate à corrupção, garantindo a prevenção e combate ao HIV/SIDA, promovendo o equilíbrio do género e promovendo e respeitando os direitos humanos.


Nenhum comentário: