quinta-feira, 8 de maio de 2008

Moçambique/BAD e FAD realizam assembleias gerais


Tunis, 6 maio 2008 - As assembleias anuais de 2008 dos conselhos de governadores do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) vão realizar-se de 14 a 15 de Maio corrente em Maputo (Moçambique), soube-se junto do BAD em Tunis.

Os trabalhos que decorrerão no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano serão precedidos por reuniões técnicas.

Estas assembleias decorrerão este ano sob o lema : "Promover um Crescimento Partilhado: Urbanização, Desigualdades e Crescimento", um tema escolhido tendo em conta os desafios decorrentes do rápido crescimento da população urbana em África.

O tema foi subdividido em quatro vertentes específicas, que serão examinadas de maneira pormenorizada durante seminários a ter lugar à margem destas assembleias.

O BAD considera que o crescimento pode e deverá ser partilhado entre todas as populações, quer estejam na zona rural ou urbana e que a urbanização não deverá ser percebida como uma ameaça mas como uma oportunidade para estimular o crescimento económico e promover o desenvolvimento nacional.

O tema escolhido faz, por outro lado, destacar o facto de que a interdependência e as sólidas articulações que subsistem entre as zonas urbanas e rurais são um factor chave do desenvolvimento.

A compreensão destas articulações económicas e sociais complexas e o reforço dos seus impactos positivos deverão contribuir para a "promoção dum crescimento partilhado", segundo a análise do BAD.

Os seminários decorrerão sob a forma duma mesa redonda ministerial que será seguida por seminários de alto nível. A mesa redonda ministerial visa articular os desafios actuais da urbanização e transformá-los eventualmente em oportunidades de crescimento económico sustentável e de redução da pobreza tanto nas zonas urbanas e rurais.

As discussões da mesa redonda serão orientadas por um documento de reflexão geral sobre o tema geral dos trabalhos das assembleias, designadamente, "Promoção dum Crescimento Partilhado: Urbanização, Desigualdades e Pobreza em África".

Um outro seminário agrupará a 11 de Maio corrente os governadores que deverão reflectir sobre a "eficácia da ajuda".

O programa do mesmo dia prevê igualmente debates sobre a "difusão das perspectivas económicas africanas", a "aliança para a revolução verde em África" e a apresentação do relatório sobre o desenvolvimento em África. (AngolaPress)

Nenhum comentário: