quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Rússia pretende cooperar com São Tomé e Príncipe na exploração petrolífera

São Tomé, São Tomé e Príncipe, 19 agosto 2010 – A Rússia pretende cooperar economicamente com São Tomé e Príncipe nos sectores dos petróleos, energia hidroeléctrica e pescas, anunciou terça-feira em São Tomé o embaixador russo em São Tomé e Príncipe, Serguei Nenachev.

Na sequência de um encontro com o novo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Emery Trovoada, empossado no passado sábado, o diplomata russo revelou o interesse da Rússia de participar no processo que visa a exploração de petróleo na zona marítima do arquipélago são-tomense.

Além de uma zona de exploração conjunta de petróleo com Nigéria, São Tomé e Príncipe aguarda para Setembro próximo o resultado do primeiro leilão de blocos de petróleo referentes à área marítima exclusiva do arquipélago.

O representante do governo da Rússia manifestou ainda a disponibilidade do governo russo de co-financiar a instalação de centrais hidroeléctricas a partir de alguns rios da ilha de São Tomé, visando ultrapassar a crise energética existente no arquipélago.

Tendo admitido ainda a hipótese de cooperação no sector das pescas, o diplomata anunciou que a Rússia vai retomar um programa de investimento no sector da educação através de concessão de bolsas de estudo para os estudantes do arquipélago.

Mais de 350 quadros superiores são-tomenses formaram-se na antiga União Soviética no âmbito da cooperação bilateral. (macauhub)

Nenhum comentário: