segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Angola alcança objectivos do milénio primando pela boa governação

Luanda, 23 agosto 2010 – Angola alcançou os principais objectivos do milénio, graças ao alcance da paz definitiva, o que permite trilhar pela boa governação, voltada para a promoção do bem-estar das populações e construção de um Estado de igualdade e de direito, cumprindo assim, com o decénio da Organização das Nações Unidas (ONU) para o século XXI e do terceiro milénio.

A afirmação é do analista político angolano Belarmino Van-Dúnem, em declarações hoje, segunda-feira, à Angop para abordar sobre o tema “Angola e o alcance dos objectivos do milénio”, tendo salientado que o país tem observado, nos últimos anos, grandes desenvolvimentos nos vários domínios, principalmente socio-económicos.

Segundo disse, a aprovação pelo Executivo da Lei da Probidade Pública, o Orçamento Geral do Estado revisto, bem como os pareceres positivos da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Angola, demonstram que o país está em condições privilegiadas de aceder o apoio da ONU do ponto de vista técnico e financeiro.

Referiu que a ONU enquanto organismo voltado para diversas áreas, nomeadamente a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento económico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial, permite aos estados, através das suas agências especializadas, a assessoria na programação, financiamento e motorização das referidas áreas.

Relativamente à ajuda da ONU aos estados com dificuldades, em especial Angola, frisou que a mesma surge no sentido mais técnico, ou seja, a viabilidade da gestão das ajudas externas para o desenvolvimento e programação orçamental naquilo que são os desígnios para o crescimento de sectores chaves como a educação, saúde e agricultura.

“Angola tem procurado caminhar com os seus próprios meios, dada as dificuldades que a comunidade internacional apresenta em termos de ministrar apoio a muitos estados ainda com dificuldades e as Nações Unidas, como uma organização multilateral e inter-estatal, tem estado disponível”, sublinhou.

Asseverou que apesar de o país ter necessidades devido ao longo período de guerra tem desenvolvido de igual modo, de forma eficiente, um conjunto de acções que levam a aproximação da ONU, entidade vocacionada precisamente para auxiliar os estados, sobretudo os recém saídos de conflitos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, com o objectivo de deter guerras entre países e para fornecer uma plataforma para o diálogo. Nela integram várias organizações subsidiárias para realizar as suas missões.

Em 10 de Novembro de 1998, a Assembleia Geral da ONU proclamou o primeiro decénio do século XXI e do terceiro milénio, os anos a 2010, como o Decénio Internacional da promoção de uma cultura da não-violência e da paz. (Angola Press)

Nenhum comentário: