sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Angola-Canadá/Secretário de Estado destaca desempenho da economia angolana

Ottawa, 26 agosto 2010 - O secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel, disse terça-feira em Montreal, Canadá, que Angola é um dos países em África com mais estabilidade política, económica e social, bem como possui um pacote legislativo de incentivos fiscais e benefícios mais atractivos para captação do investimento privado.

Kiala Gabriel, que falava na conferência sobre "Oportunidades de Negócios em Angola", promovido pela Canadian Council on África (CCA, na sigla em inglês), adiantou que a economia está aberta à decisão dos investidores privados e, que, ao Estado cabe elaborar políticas e estratégias para o seu desenvolvimento socioeconómico e negociar os incentivos fiscais e benefícios, caso aceitem investir no país.

O secretário de Estado da Indústria exortou os empresários canadianos presentes na conferência a investirem em Angola, associando-se a empresas angolanas no âmbito das novas parcerias público-privadas, face ao bom clima de investimentos que o país vive desde a conquista da paz há oito (8) anos.

O governante, na sua intervenção, defendeu a necessidade da criação de infra-estruturas industriais em Angola, nomeadamente pólos de desenvolvimento industrial, condomínios industriais e solos industriais, conducentes à redução das importações e à promoção das exportações.

Kiala Gabriel sublinhou que um dos objectivos do seu sector nesta visita ao Canadá é identificar projectos de empresas canadianas no ramo industrial, interessadas em fornecer equipamentos agro-industriais para Angola, visando a construção de fábricas de descasque, torrefacção e embalagem de café, nas províncias de Luanda, Kwanza Norte, Kwanza Sul e Uíge.

Dos empreendimentos industriais anunciados, e que estão definidos pelo seu sector como prioritário para o período de 2009-2012, com vista o fomento da produção interna, constam a indústria alimentar, através da construção de fábricas de chocolate, bolachas e biscoitos, nas províncias de Luanda, Kwanza Sul e Huambo.

A construção de fábrica de conserva de peixe, no Namibe, a indústria de moagem com a construção de terminais de graneleiros com silos de trigo (para conservação do trigo em grão), nas províncias do Kwanza Sul e Bengo, a construção de fábricas de rações para animais, no Kwanza Sul, Benguela, Bengo, Malanje, Huambo e Uíge, entre outros, também fazem parte dos empreendimentos.

Kiala Gabriel prestou a informação de que Angola, no âmbito do sub-programa de criação de infra-estruturas materiais constantes do programa do seu sector, assinou recentemente acordos com a empresa canadiana denominada Canadian Commercial Corporation (CCC, na sigla em inglês), para financiamento do projecto de construção de pólos de desenvolvimento industrial nos municípios do Dondo e Soyo, províncias do Kwanza Norte e Zaire, respectivamente.

Nos pólos de desenvolvimento industrial nos municípios do Dondo e Soyo serão construídos um condomínio, para cada um, com a finalidade de albergar empresas industriais consubstanciadas na construção de naves com infra-estruturas de água e energia eléctrica, arruamentos, passeios, redes de esgotos e sistemas de telecomunicações, bem como combate a incêndios.

A Export Development Canadá (EDC) também assinou em 2008, em Luanda, um memorando de entendimento com o Banco de Poupança e Crédito (BPC) para gestão de uma linha de crédito disponibilizada pelos canadianos no valor de mil milhões de dólares, com o objectivo de facilitar a participação das suas empresas em futuros projectos de infra-estruturas em Angola.

Ainda dia 24, a delegação angolana, no âmbito da identificação de parceiros para criação de pólos de desenvolvimento industrial no país, visitou um importante centro regional denominado Saint-Hyacinthe Technopole, que é a segunda em importância do Quebec, Canadá. A cada ano, esta região recebe cerca de 200 novas empresas ou projectos de investimentos, dos quais 50 porcento estão relacionados à indústria agro-alimentar.

Participaram, igualmente, na conferência, mais de meia centena de empresários canadianos convidados, a encarregada de negócios a.i. Sofia da Silva, diplomatas da Embaixada de Angola no Canadá, empresários angolanos ligados ao ramo industrial, nomeadamente a Cerangola, representada pelo seu Presidente Adérito Areias, e GIAZOP, pelo seu director-geral, Tambwé Mukaz, bem como funcionários seniores da Secretaria de Estado da Indústria.

Durante a sua estadia de cinco dias no Canadá, a delegação angolana participou no dia 25, em Ottawa, numa outra conferência promovida pelas empresas canadianas EDC, CCC e CCA, sobre "Cooperação Industrial entre Angola-Canadá".(Angola Press)

Nenhum comentário: