Maputo, Moçambique, 27 agosto 2010 - Empresas da China vão investir mais de 13 mil milhões de dólares em projectos industriais e imobiliários em Moçambique nos próximos cinco anos, ao abrigo de dois memorandos assinados quinta-feira em Maputo.
O anúncio dos interesses empresariais chineses em Moçambique, para os próximos cinco anos, foi feito por Sao Angru, chefe de uma missão empresarial chinesa que concluiu quinta-feira uma visita de prospecção de oportunidades de investimento em Moçambique.
Após a assinatura dos acordos, o chefe da missão empresarial chinesa afirmou que está prevista a construção de um parque industrial numa área de 20 quilómetros quadrados, no sul de Moçambique, uma cidadela na margem sul da baía de Maputo, também no sul de Moçambique, e um hotel na capital do país.
“Dentro de cinco anos, vamos investir 13 mil milhões de dólares para a concretização de diversos projectos industriais em Moçambique, com capital chinês. A China precisa de expandir os seus investimentos e Moçambique precisa de desenvolvimento industrial, são duas necessidades que oferecem uma área de reciprocidade”, sublinhou Sao Angru.
O investimento chinês será aplicado ainda na montagem de indústrias do sector automóvel, têxtil, mineração, energias, centros tecnológicos e de pesquisa, acrescentou.
Segundo Sao Angru, para a viabilização dos projectos será criado um fundo de investimento, a ser viabilizado com financiamento do governo da China, à medida que as propostas de investimento das empresas interessadas forem aprovadas.
Um dos memorandos, assinado entre a delegação chinesa e o Conselho Municipal de Maputo, visa a construção de uma cidade denominada “China Town”, no distrito municipal de Catembe, embora a sua edificação esteja dependente da construção da ponte que irá ligar Maputo e Catembe. (macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário