sexta-feira, 6 de agosto de 2010

EUA, Cuba/Em mensagem, Gerardo Hernández agradece pela mobilização mundial

Agência de Informação Frei Tito para a América Latina
5 agosto 2010/ADITAL http://www.adital.com.br

Tatiana Félix *

Depois de ser transferido de uma cela solitária, para uma cela comum, na última segunda-feira (2), Gerardo Hernández, um dos Cinco Cubanos presos nos Estados Unidos acusados de espionagem, agradeceu, na terça-feira (3), através do Comitê Internacional pela Liberdade dos 5 Cubanos, ao povo cubano e aos militantes pela causa dos Cinco, todo o esforço em sua defesa. Um movimento internacional pediu a liberação de Hernández da solitária.

"Quero expressar-lhes meu profundo agradecimento. Já sabem que foram dias particularmente difíceis, pelo excesso de calor e falta de ar, mas, vocês foram meu oxigênio. Não encontro melhor maneira de resumir a enorme importância de seus esforços solidários", declarou Hernandez.

Na mensagem, o considerado herói cubano agradeceu também ao presidente de Cuba Raúl Castro e ao presidente do Parlamento do país, Ricardo Alarcón, que lutam pela defesa dos Cinco. Em especial, Hernandez agradeceu aos familiares que "sofrem e vivem sob o constante perigo de sofrer abusos".

Desde o último dia 21 de julho, Hernández se encontrava na cela solitária ("hueco"). Mas, diante da seriedade do castigo, considerado injusto, e por ele apresentar problemas de saúde, os militantes do Comitê Internacional e simpatizantes da causa em todo o mundo, se mobilizaram pela libertação de Hernández.

Os cinco presos políticos cubanos, Gerardo Hernández, René González, Antonio Guerrero, Fernando González e Ramón Labañino, estão em poder do governo estadunidense desde 1998, sob a condenação de conspiração contra a segurança nacional norte-americana.

Hernández cumpre duas condenações de prisão perpétua, uma por espionagem e outra por conspirar para a queda de dois pequenos aviões, em 1996, do grupo anticastrista de Miami "Irmãos ao Resgate", abatidos por caças cubanos.

* Jornalista da Adital

Nenhum comentário: