terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vietname saúda Angola pela intenção de instalar consulado em Hanói

Luanda, 30 agosto 2010 - O Governo da República Socialista do Vietname saudou o recente anúncio do Executivo angolano sobre a intenção de instalar, em breve, uma representação diplomática em Hanói, capital deste país asiático, em vias de desenvolvimento.

A informação foi avançada hoje, em Luanda, pelo embaixador do Vietname em Angola, Pham Tien Nhiem, em entrevista à Angop.

De acordo com o embaixador, a abertura, brevemente, de um consulado angolano em Hanói constitui um grande passo para impulsionar a "tão desejada cooperação recíproca entre os dois países".

Indicou que a medida representa também um primeiro passo para a posterior formalização de uma embaixada de Angola no Vietname, materializando assim os objectivos de uma longa batalha diplomática que o seu governo tem desenvolvido para o feito.

Para Pham Tien Nhiem, o anúncio desta intenção entusiasmou os investidores vietnamitas, que consideram um sinal muito importante para incentivar a rede de parceria entre sectores económicos dos dois países.

"As relações de amizade entre os povos angolano e vietnamita são de longo tempo e datam desde os tempos da Luta de Libertação Nacional nos dois países", sublinhou o diplomata.

Durante o II Fórum Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável Vietname-África, realizado em Hanói, de 17 a 19 de Agosto último, a Secretária de Estado para a Cooperação, Exalgina Gambôa, informou que Angola terá proximamente um consulado naquele país asiático, no quadro do reforço das relações bilaterais.

Na ocasião, Exalgina Gambôa, que chefiou uma delegação multisectorial angolana no Fórum, enalteceu o desempenho da economia do mercado do Vietname nos últimos 10 anos, que tem permitido a redução dos índices de pobreza através da elevação dos indicadores sociais e crescimento económico.

A República Socialista do Vietname reconheceu Angola um dia depois da sua independência, a 11 de Novembro de 1975, altura em que estabeleceram as suas relações diplomáticas, e abriu a sua embaixada em Luanda no ano seguinte, em 1976.

O país é limitado a norte pela China, a leste e a sul pelo mar da China meridional e a oeste pelo Golfo da Tailândia, pelo Cambodja e pelo Laos.

Nenhum comentário: