Em apenas um ano, o número de desempregados de longa duração inscritos nos centros de emprego subiu para cerca de 220 mil pessoas.
14 julho 2010/Esquerda.Net http://www.esquerda.net
O aumento do desemprego de longa duração é um dos dados revelados no relatório de Junho de Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O número de inscritos nos Centros de Emprego diminuiu face ao mês anterior em 1,8%, como é hábito nesta altura do ano, encontrando-se agora registados 551.868 desempregados, ou seja, mais 62.048 indivíduos do que um ano antes, o que corresponde a um aumento de 12,7% ao longo de um ano.
A principal descida verifica-se no Algarve (menos 7,9%), e é o próprio IEFP que confirma a importância da sazonalidade na quebra no número dos inscritos "de forma mais intensa que em 2008".
Segundo a informação do IEFP, relativa aos números de junho, a subida do desemprego no último ano atingiu mais os homens (mais 13,5%) do que as mulheres (mais 12%).
No que respeita às habilitações literárias dos novos inscritos nos centros de emprego, o IEFP assinala que os maiores aumentos percentuais se verificaram no ensino secundário (mais 21,6%) e do 3º ciclo do ensino básico (14,9%).
Artigos relacionados:
OCDE confirma subida do desemprego em Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário