16 julho 2010/Rádio Moçambique
O Presidente Armando Guebuza encorajou a população da localidade de Nhanale a não baixar os braços no seu esforço para reduzir o nível de pobreza que grassa aquele ponto do país.
Guebuza falava no comício que ontem (quinta-feira) orientou naquela localidade do distrito de Chigubo, a cerca de 300 quilómetros da capital provincial, Xai-Xai, no segundo dia da Presidência Aberta, baseada na auscultação e busca de soluções das preocupações das comunidades com quem contacta.
No comício, o Chefe do Estado escutou atentamente as queixas colocadas pelos residentes de Nhanale, entre elas a incapacidade do centro de saúde de garantir uma resposta célere aos cuidados sanitários dado o “sufoco” resultante da elevada procura pelos residentes de outros lugares, próximos e distantes.
No diálogo estabelecido, o presidente transmitiu um sentimento de optimismo e esperança, perante as várias adversidades colocadas, insistindo sempre que a pobreza só pode ser erradicada com esforço, preserverança e aproveitamento racional das potencialidades locais.
“Quando vencermos a pobreza espiritual estaremos em melhores condições de acabar com a pobreza material que passará a fazer parte do passado”, sublinhou Guebuza.
Chigubo, um distrito com um forte potencial pecuário, sofre ciclicamente os efeitos da seca, situação que se traduz na falta de água tanto para o consumo humano quanto para o regadio das culturas, daí que a actividade agrária é feita nas zonas baixas junto de pequenos cursos de água.
Na província meridional de Gaza, dos 11 distritos, pelo menos três, nomeadamente Chigubo, Chicualacuala e Mssangena, ainda estão privados do acesso a energia eléctrica da rede nacional, socorrendo-se de grupos geradores onerosos para os parcos recursos financeiros das administrações locais do governo.
Notícias Anteriores
Sida: resultados de análises clínicas mais rápidos através de telemovel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário