sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Organizações africanas condenam tentativa golpista na Guiné-Bissau

24 novembro 2008/Pátria Latina http://www.patrialatina.com.br

Lagos (Prensa Latina) A Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) condenou hoje a tentativa de golpe de estado perpetrado por soldados amotinados contra o presidente guineano, João Bernardo Nino Vieira (foto).
Em um documento difundido nesta cidade nigeriana, a CEDEAO afirma que recebeu com "indignação" a notícia da tentativa anticonstitucional de derrocar o mandatário e alerta contra qualquer ação desse tipo.
Ontem uma pequena seção do exército da Guiné-Bissau atacou a residência do presidente, mas informou-se que este e sua esposa foram ilesos.
Segundo o texto, é mais ainda deplorável que a tentativa de desestabilizar o país aconteça pouco depois de que se organizassem com sucesso as eleições legislativas no palco dos esforços da CEDEAO dirigida a resolver os problemas políticos e econômicos que impedem o desenvolvimento deste estado.
Anteriormente, a União Africana (UA) manifestou sua rejeição pela ação ilegal executada pelos militares sublevados contra o governo da Bissau e chamou os países circundantes a tomarem medidas para vigiar a integridade física de Nino Vieira.
O presidente da Comissão da UA, Jean Ping, declarou que se mantinha em contato com o governante guineense.
Meios de imprensa recordaram que a tentativa golpista sucedeu à vitória do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) nas legislativas recentes.
Horas antes da intentona, a Comissão Eleitoral Nacional informou o triunfo do PAIGC que adjudicou 67 cadeiras das 100 possíveis.

http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=9a5748a2fbaa6564d05d7f2ae29a9355&cod=2640

Nenhum comentário: