sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Lusos são os mais interessados em ciência na UE, diz estudo

Bruxelas, 14 novembro 2008 (Lusa) - Os jovens portugueses são os europeus mais interessados em notícias relacionadas à ciência e tecnologia, revela uma pesquisa sobre o comportamento dos jovens sobre o assunto, divulgado nesta sexta-feira, em Bruxelas, capital belga, pela Comissão Européia (braço executivo do bloco europeu).

Quase nove em cada dez jovens lusos (86%) afirmam que se sentem interessados em acompanhar o noticiário sobre ciência e tecnologia, o patamar mais elevado na União Européia, onde a média é de 67%.

Sobre os temas científicos que mais atraem a atenção dos jovens europeus, Portugal é o país onde se verifica maior interesse pelas "descobertas médicas e corpo humano", com 53% dos pesquisados demonstrando "muito interesse" e 37% "algum interesse".

Os jovens portugueses são os segundos mais interessados em "novas invenções e tecnologias" (que demonstra "muito interesse" em 66% das pessoas pesquisadas, valor apenas superado pelos lituanos), "tecnologias da informação e comunicação" (60%, também ligeiramente atrás da Lituânia) e "Terra e ambiente" (61%, valor que fica apenas atrás da Grécia).

O tópico científico que gera menos entusiasmo é "o universo, o espaço e as estrelas", considerado "muito interesse" por apenas 29%, ainda assim o quarto valor mais elevado na UE, depois de Lituânia, Eslovênia e Hungria.

Em contrapartida, os jovens lusos são dos europeus menos interessados em seguir notícias sobre política (35%, o quinto mais baixo da UE) e economia (41%, o sexto pior do bloco).

A pesquisa foi realizada em setembro e entrevistou 25 mil pessoas na UE, com idades entre 15 e 25 anos, dois quais 1.001 jovens portugueses.

Nenhum comentário: