segunda-feira, 10 de novembro de 2008

EUA/Angola participa na conferência sobre Energia Nuclear de Inverno

Reno, 9 novembro 2008 – Uma delegação angolana, integrada pelas ministras da Energia, Emanuela Vieira Lopes, da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, e a embaixadora de Angola nos Estados Unidos da América, Josefina Pitra Diakité, encontra-se na cidade de Reno, estado de Nevada, para participar de domingo hoje até dia 13 deste mês na conferência sobre Energia Nuclear, a convite da Sociedade Americana Nuclear, promotora do certame.
De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada de Angola nos EUA, chegada sábado à Angop, o programa da conferência inclui dois seminários sobre desenvolvimento profissional e eficiência operacional em matéria de potencial energético e nuclear, várias sessões técnicas de trabalho e uma exposição de tecnologia nuclear, estando igualmente prevista uma visita ao Museu de Arte da cidade de Nevada.
Ao lado de vários países com uma experiência considerável neste domínio, como é o caso da Índia, Malásia, Chile, Egipto e Emiratos Árabes Unidos, Angola, que possui um grande potencial energético, tem reservado neste certame internacional um espaço no painel sobre "Prespectivas de Energia Nuclear para os países em Desenvolvimento".
A apresentação será feita pela ministra angolana da Energia, Emanuela Lopes, e versará sobre a importância da energia atómica no desenvolvimento humano em geral e na resolução dos problemas relacionados com a saúde e estabilidade sócio-económica das populações.
De acordo com o programa, os participantes terão a oportunidade de endereçar à delegação governamental angolana questões relacionadas com os futuros planos do país sobre energia nuclear e propostas para o desenvolvimento das necessidades energéticas no país.
A República de Angola é membro da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) desde 1999. Desde então tem estado a desenhar, promover e desenvolver o seu programa sobre ciência nuclear e tecnologia, através da Unidade para Ciência e Tecnologia Nuclear (UNST), criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em Julho de 2000, pelo Conselho de Ministros, como a autoridade nacional que coordena todas as actividades atómicas com a responsabilidade de incrementar os laços de cooperação com a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).
A 28 de Junho de 2007, o governo angolano promulgou a "Lei Nacional de Energia Atómica", o que representa um considerável passo para o estabelecimento de um corpo nacional regulatório, independente, cujo objectivo principal é a promoção de actividades no domínio da energia atómica.
Para o triénio 2009-2011, o programa do governo angolano inclui, neste domínio, três novos projectos na área do ensino de física nuclear, radioterapia e medicina nuclear, infra-estruturas radioactivas , estudos de fertilidade do solo e reforço das capacidades da não destruição de testes.
À margem da conferência e de acordo com o programa do evento, a delegação angolana manterá encontros paralelos, com destaca para o que vai manter com o professor Andrew Kadak para discutir a futura iniciativa nuclear angolana.

Nenhum comentário: