terça-feira, 23 de outubro de 2012

Angola/Coordenadora da ONU diz que Angola regista progressos no cumprimento dos "ODM"

23 outubro 2012/AngolaPress http://www.portalangop.co.ao

Luanda – A coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Angola, Maria Valle Ribeiro, afirmou hoje, terça-feira, em Luanda, que a implementação de uma boa parte dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio(ODM) tem registado progressos nos últimos 10 anos no país.

Maria Valle Ribeiro fez esta afirmação em entrevista à Angop no âmbito do 67º aniversário da criação da Organização das Nações Unidas(ONU) a acontecer na quarta-feira, dia 24 deste mês.

A coordenadora referiu que a constatação em referência está demonstrada, por exemplo, em relatórios recentes sobre insegurança alimentar no mundo feito pelas organizações da ONU como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Programa Alimentar Mundial (PAM), onde se diz que Angola é um dos países africanos que teve mais progressos em relação aos ODM.

“Angola tem reduzido, desde 1992, o número de pessoas que sofre de fome no país em mais de 53 porcento, salvo erro. Isso mostra que Angola, em relação ao primeiro objectivo, o da erradicação da pobreza e fome, está a fazer progressos e que pode atingir as metas preconizadas”, asseverou.

Maria Valle Ribeiro acredita que o Executivo angolano vai conseguir atingir também metas favoráveis em relação ao acesso das crianças ao ensino primário e no âmbito da paridade do género neste nível de ensino, assim como no empoderamento das mulheres e na participação das mulheres na vida pública.

“Relativamente à redução da mortalidade das crianças com menos de cinco ano e menos de um ano, bem como a infantil, também a tendência é positiva, tem reduzido consideravelmente, apesar de ainda haver muito esforço por fazer, especialmente de uma maneira muito reforçada a saúde materna”, salientou.

Apesar de ainda existirem falta de dados quanto à saúde materna, disse que informações que possuí indicam que 27 porcento das mulheres em meios rurais têm partos assistidos, enquanto no meio urbano são 73 porcento. “Isto quer dizer que ainda há muitas mulheres que não têm condições de assistência no momento de parto e há ainda trabalho a ser feito para reduzir igualmente a mortalidade materna”, reforçou.

Já no capítulo das grandes endemias, a coordenadora tem fé que Angola irá atingir igualmente as metas aceitáveis. No âmbito do VIH/Sida, referiu, o Estado deve investir, cada vez mais, na prevenção por ser um país cuja população é jovem.

“Quanto ao acesso à água potável, Angola está num bom caminho, sendo que em relação à cobertura ambiental são metas que ainda podem ser realizadas, mas que sabemos que o país está empenhado neste sentido”, concluiu.

O aniversário da entrada em vigor da Carta das Nações Unidas, em 24 de Outubro de 1945, é celebrado como Dia das Nações Unidas desde 1948.

As Nações Unidas são uma organização internacional fundada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, por 51 países que se comprometeram a manter a paz e a segurança internacionais, a desenvolver relações amistosas entre as nações e a promover o progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos.

Nenhum comentário: