quinta-feira, 20 de março de 2014

Paraguai/Silêncio oficial sobre militares dos EUA no país

19 março 2014, Oátria Latina http://www.patrialatina.com.br (Brasil)

Assunção (Prensa Latina) -- O governo paraguaio mantém absoluto silêncio sobre o pedido de explicação feito pelo Senado sobre a presença de militares estadunidenses no departamento de San Pedro, no norte do país.

A Câmara Alta aprovou há cinco dias um pedido de relatório ao Poder Executivo apoiando assim uma solicitação do senador Sixto Pereira, pertencente à Frente Guasú, coalizão de partidos e organizações sociais.

Demonstraram ter uma preocupação no mesmo sentido também
organizações sociais frente às insistentes informações sobre as atividades desenvolvidas por esses militares em uma das zonas militarizadas pelo governo.

A proposta de Pereira, aprovada pela plenária, exigiu que o Parlamento fosse comunicado sobre as ações que membros das forças armadas estadunidenses estão realizando atualmente no Paraguai.

Sobre o assunto, o presidente da República, Horacio Cartes, e os ministros de Relações Exteriores e Defesa deverão explicar ao país primeiro as datas de entrada desses efetivos, motivo de sua missão, quantidade de militares e departamentos nos quais se encontram.
Além disso, foi pedida relação de escalões militares dos efetivos e tempo que durará a estadia dos estadunidenses no território nacional.

Versões propostas no órgão legislativo apontaram que os estadunidenses se instalaram, no caso de San Pedro, como parte de um chamado Centro de Reposta a Situações de Emergência.

O departamento de San Pedro, a mais de 400 quilômetros desta capital, é palco de grandes protestos camponeses por terra e de denúncias de forte repressão a trabalhadores, além do assassinato por capatazes de vários líderes rurais.

  

Nenhum comentário: