quarta-feira, 19 de março de 2014

Angola/Acções do executivo têm o apoio das FAA

19 março 2014, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Carlos Bastos, Soba Matias

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general de Exército Geraldo Sachipengo Nunda, garantiu, na localidade do Soba Matias, a cerca de 60 quilómetros da cidade de Menongue, Cuando Cubango, o total apoio do efectivo às estruturas do Governo e do Estado na solução dos  problemas para a melhoria das condições de vida das populações.

O general Nunda, que falava durante um encontro com os efectivos da 50.ª Brigada de Infantaria e Motorizada, disse que a atenção deve estar centrada sobretudo na desminagem, as calamidades naturais, para as quais, defendeu, as FAA têm a obrigação de se preparar para intervir. “As Forças Armadas Angolanas são uma tropa heróica  que realizou uma grande proeza, sendo a continuação das diversas forças que durante muitos anos combateram para que pudéssemos libertar o nosso país do colonialismo português e, depois de vários anos, para manter a integridade territorial de Angola”,
disse.

Geraldo Sachipengo Nunda disse que os soldados, sargentos e oficiais têm a obrigação de elevar, cada vez mais alto, o nome das FAA. “O mais importante para as tropas é estarem bem preparadas técnica  e tacticamente para cumprirem a sua missão”, considerou, acrescentando que é preciso que o soldado saiba atirar bem com a sua arma e cumprir convenientemente e com rigor a preparação combativa.  O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas acrescentou  que os chefes de secções e comandantes de pelotão, batalhão e de companhia devem conhecer bem aquilo que é a sua missão para conduzir melhor os seus homens. Geraldo Sachipengo Nunda afirmou que, desde 1991, as Forças Armadas Angolanas fizeram tudo para que o país se mantivesse soberano e com as mesmas fronteiras. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas elogiou as condições de trabalho e de acomodação criadas no quartel da 50.ª Brigada de Infantaria e Motorizada, tendo prometido continuar a trabalhar para a melhoria do bem-estar dos efectivos.

“Ainda temos muito trabalho por fazer porque precisamos de criar as melhores condições de vida e de trabalho dos nossos efectivos. Por isso, vamos fazer tudo para que tenhamos alimentação adequada e as tropas bem uniformizadas e acomodadas", garantiu. Geraldo Sachipengo Nunda considerou que o objectivo dessas medidas é tornar as Forças Armadas Angolanas fortes e capazes de cumprir a missão da defesa militar do país, e contribuírem para o fortalecimento da segurança e apoiar as estruturas do Governo e do Estado na solução dos diversos problemas da população.

Durante a sua permanência de três dias na Província do Cuando Cubango para visita de ajuda e controlo às unidades militares, o chefe do Estado-Maior General das FAA vai trabalhar na localidade da Jamba, município do Rivungo, em Mavinga e no Cuito Cuanavale.

Nenhum comentário: