quarta-feira, 12 de março de 2014

Técnicos da CPLP reunidos em Luanda

11 março 2014, Jornal de Angola

Nilza Massango 

Os directores e representantes dos laboratórios de engenharia da CPLP estão reunidos, desde ontem, em Luanda com o objectivo de promoverem uma nova abordagem na resposta aos desafios que se colocam com a execução das grandes obras.

A 27.ª reunião das Comissões Coordenadoras dos Convénios de Cooperação entre os Laboratórios de Engenharia da CPLP que se estende ao dia 14 do mês em curso, nas instalações do Laboratório de Engenharia de Angola, contou com a presença do ministro da Construção, Waldemar Pires.

À margem da reunião, de periodicidade anual, o ministro da Construção considerou de satisfatório as acções desenvolvidas pelo sector de
engenharia no país, uma vez que estão envolvidas nas grandes obras no âmbito do processo de reconstrução nacional.

Face à carência de quadros no sector de engenharia civil, o ministro Waldemar Pires disse que o ministério tem vindo a apostar em programas de formação e trabalha no reforço do pessoal técnico para inverter a situação. Essa questão vai merecer a apreciação da reunião que pretende adoptar meios para o reforço da capacidade institucional dos laboratórios, com realce para a formação e especialização de quadros qualificados. Relativamente à qualidade das obras, com realce para as estradas, Waldemar Pires referiu que o sector está atento e empenhado para cada vez mais apresentar obras com a qualidade requerida. Por essa razão, disse, o Laboratório da Engenharia de Angola é um grande parceiro. “O Ministério da Construção está engajado no sentido de melhorar a qualidade e durabilidade das obras”, disse. A representante dos laboratórios de engenharia civil dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), Maria da Conceição Almeida, referiu  que os resultados da parceria entre os países que integram a reunião têm gerado impactos positivos na qualidade da intervenção dos laboratórios que participam activamente na construção e reconstrução de importantes infra-estruturas, primando por obras projectadas com mais exigente controlo de qualidade.

Maria da Conceição Almeida, também directora do Laboratório de Engenharia Civil de São Tomé e Príncipe, disse que a parceria entre os países insere-se nas relações de amizade e cooperação que visam o reforço das capacidades institucionais dos laboratórios.

A reunião, que decorre sob o lema “Novos Desafios para a actividade dos laboratórios de engenharia e reforço institucional”, conta com a presença dos laboratórios de engenharia de Angola, Moçambique, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Brasil, Timor-Leste e Macau.

Nenhum comentário: