sexta-feira, 21 de março de 2014

Cabo Verde /Visão de futuro entre africanos

21 março 2014, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, afirmou que os líderes africanos têm de ter uma visão partilhada e aberta e perceber que África está no momento crucial do seu desenvolvimento, e apostarem numa estratégia de integração comum.

Ao falar na Praia sobre “O Uso de Tecnologia Móvel na Recolha de Dados e Produção Estatística em África”, Maria Neves defendeu uma estratégia de integração comum entre os países africanos que contribua para o desenvolvimento global do continente e a importância dos dados estatísticos na definição de programas para África.
 
 
Os governos africanos, disse, “devem transformar África numa potência económica, moderna e desenvolvida, onde os povos possam viver com dignidade e ter acesso a bens essenciais como educação, saúde e emprego”.
  
“As tecnologias de informação e comunicação vieram revolucionar tudo e têm sido essenciais para acelerar o ritmo das mudanças organizacionais, quebrando fronteiras e limites”, frisou, realçando que é necessário reflectir “sobre essas dimensões e riscos que se colocam para o futuro”. Maria Neves considerou “fundamental e crucial” melhorar os dados estatísticos e ajudar os governos na busca de melhores decisões e na definição das melhores estratégias para o futuro de África. “Além da produção de dados estatísticos, temos de pensar no processo de transformação da estratégia para dados abertos em África, não só para o consumo da administração e do governo, mas também para que a sociedade disponha das ferramentas necessárias para o processo de transformação do continente africano”, concluiu.

Nenhum comentário: