segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cabo Verde, Brasil, cooperação, economia, finanças, defesa, segurança, narcotráfico

Cidade da Praia, 13 abril 2009 (Lusa) - O ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde inicia nesta segunda-feira uma visita oficial de três dias ao Brasil, dominada pela cooperação bilateral nas áreas da economia e finanças, defesa, segurança e combate ao narcotráfico.

Fonte do ministério cabo-verdiano adiantou hoje à Agência Lusa que a deslocação de José Brito, a convite do seu homólogo brasileiro Celso Amorim, tem também na agenda o reforço da cooperação no plano político e diplomático.

No plano da defesa e segurança, disse a fonte, Cabo Verde pretende promover a “segurança cooperativa no corredor do Atlântico Sul” para o combate ao narcotráfico e criminalidade conexa, bem como reforçar a cooperação técnica.

Por outro lado, nas áreas econômica, financeira e desenvolvimento, José Brito leva uma “mensagem forte” com vista à criação de condições e incentivos ao empresariado de ambos os países para a promoção das relações econômicas bilaterais.

A fonte adiantou que o objetivo é perspectivar a ideia no Brasil de que Cabo Verde pode constituir uma “placa importante” em direção aos mercados da União Europeia (UE, 27 países), da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO, 15) e da AGOA.

A AGOA (African Growth and Opportunity Act) é uma lei dos Estados Unidos que permite a cerca de 37 países da África Sub-Saariana em vias de desenvolvimento, entre eles Cabo Verde, de exportarem para o mercado norte-americano com isenção de impostos alfandegários.

No aspecto político e diplomático, acrescentou a fonte, a visita tem por objetivo, consolidar a percepção comum da necessidade de uma “viragem estratégica” nas relações bilaterais, envolvendo também a Cultura e reforçar o intercâmbio político, a concertação diplomática e a cooperação direta entre os dois ministérios.

A existência no Brasil de bolsas de comunidades residentes e de estudantes, lembrou a fonte, está também na agenda de José Brito, que pretende “um diálogo contínuo” com as autoridades para garantir uma melhor integração e a promoção cultural.

Durante a visita, dividida entre Fortaleza e Brasília, José Brito terá encontros com Celso Amorim, com os ministros da Defesa e da Ciência e da Tecnologia, com o vice-ministro da Indústria e Comércio e ainda com Embaixadores africanos acreditados no país.

José Brito retorna no dia 16 deste mês a Cabo Verde, onde participará, quatro dias mais tarde, de uma reunião técnica com cerca de 40 delegações para analisar a forma e o financiamento da reforma do setor da defesa e Segurança da Guiné-Bissau.

Nenhum comentário: