sábado, 18 de abril de 2009

Brasil e Angola assinam acordo de cooperação em turismo

Luanda, 17 abril 2009 (Lusa) - Angola e Brasil firmaram nesta sexta-feira um acordo de cooperação na área de turismo, que privilegia a formação profissional, planejamento, coordenação e ampliação da rede hoteleira.

O documento foi assinado pelos ministros do Turismo de Angola, Pedro Mutinde, e do Brasil, Luiz Barreto Filho.

O ministro brasileiro afirmou que Angola tem inúmeras oportunidades de ser uma referência turística mundial, devido ao seu enorme potencial natural e condições favoráveis ao investimento privado.

Ele afirmou ainda que “o Brasil já conta com inúmeros empresários, apostando nos mais variados setores empresariais, devendo nos próximos tempos ser o turismo em Angola a próxima área de aposta, pois Angola tem tudo para que os investidores façam aplicações”.

Segundo Barreto Filho, o investimento no turismo tem retorno garantido.

Desenvolvimento
“Angola não pode viver apenas do petróleo e diamantes. Por isso considero que o governo angolano está correto na ideia de criação de alternativas para o desenvolvimento, gerando emprego e renda”, disse.

Por outro lado, o ministro angolano disse que o acordo representa “um passo em frente no quadro dos objetivos do governo angolano no turismo, cujas bases assentam na promoção de um modelo que assegure o desenvolvimento sustentável, a qualidade ambiental e a coesão social”.

De acordo com ele, “Angola vive um momento conjuntural de muita ação, devendo, por isso, trabalhar no relançamento da cooperação com vários estados, no sentido de permitir que Angola usufrua de experiências positivas para garantir o seu desenvolvimento turístico”.

Um grupo de técnicos do ministério angolano do Turismo vai visitar o Brasil em maio para recolher experiências com profissionais brasileiros na área de formação e desenvolvimento de planos diretores para o setor.

Nenhum comentário: