sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Paraguai/Tribunal Ético declarou Congresso paraguaio culpado

23 novembro 2012/Prensa Latina http://www.prensalatina.com.br (Cuba)

Assunção, 23 nov (Prensa Latina) O Tribunal Ético, que julgou o Congresso paraguaio por numerosas acusações, o declarou culpado por mau desempenho de suas funções e violar a Constituição Nacional.
O júri, conformado por personalidades que responderam ao chamado da Plataforma de Organizações Sociais pela Democracia para integrá-lo, emitiu seu veredito após analisar as acusações iniciais, às quais se agregaram as feitas por numerosas testemunhas.

O Parlamento também foi declarado responsável pelo uso despótico de instrumentos de controle a outras instituições estatais, ao premiar a subordinação de seus titulares às maiorias parlamentares e a seus financistas, existindo evidências de corrupção e de outros delitos.

Também foi considerado culpado de retrocessos e impactos políticos, econômicos e sociais para o Paraguai a nível nacional e internacional, como consequência da destituição arbitrária do presidente da República eleito constitucionalmente em abril de 2008.

Isso constituiu, agregou a sentença, uma grave irresponsabilidade institucional por sua política ativa de isolamento do país e debilitamento dos principais processos de integração regional.

Em meio aos aplausos de apoio da multidão reunida na praça da Democracia, lugar de realização do Julgamento Ético, o Tribunal declarou deputados e senadores pessoas não gratas.

Acusou-os de ter obtido proveito político da sangrenta expulsão de camponeses, ocorrido em junho passado, no departamento de Curuguaty, local no qual morreram 11 lavradores e seis policiais durante um episódio ainda sem completo esclarecimento.

Os presentes protagonizaram uma grande marcha pelo centro de Assunção, em solidariedade aos camponeses ainda presos devido a esses acontecimentos sem provas contra eles, que por sua vez realizam uma greve de fome há 58 dias, o que os colocou em perigo de morte.

Nenhum comentário: