sábado, 10 de novembro de 2012

Angola/Ministro apela nacionalistas a divulgarem história do país a futuras gerações

8 novembro 2012/AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

Luanda - O ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Kundi Paihama, apelou hoje, quinta-feira, em Luanda, a todos nacionalistas angolanos a divulgarem a história do país à juventude e a futuras gerações.

Kundi Paihama fez esse apelo quando dissertava uma palestra sobre o tema ”Angola 37 anos de Independência”, dirigida aos oficiais dos três ramos das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Segundo o ministro, neste sentido, os oficiais das FAA têm um grande papel a desempenhar na preservação e promoção do legado histórico da luta pela independência nacional e na educação patriótica da juventude.

De acordo com Kundi Paihama, no plano político militar, apesar das ingerências e interesses estrangeiros que durante muito tempo influenciaram a política interna, foi possível os angolanos chegarem a conclusão de que o que nos une é mais importante e forte do que nos separava.

“Daí, a opção pela via negocial ou diálogo que veio pôr fim a guerra fratricida que durante mais de trinta anos dilacerou o país”, frisou.

A actividade que teve início com a deposição de uma coroa de flores no mar a uma milha de distância, 1852m, pelo chefe do Estado Maior General Adjunto para a Área de Educação Patriótica, general Egídio de Sousa e Santos, contou com a presença dos comandantes da MGA, almirante Augusto da Silva da Cunha ”Gugu”, e FAN, general Francisco Lopes Gonçalves Afonso “Hanga”, entre outras altas patentes.

  
Assunto relacionado

Angola e África do Sul/Palestra sobre as FAA marca início das festividades da independência
8 novembro 2012/AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

Pretória - Uma palestra sobre a reestruturação das Forças Armadas Angolanas (FAA) realizada quarta-feira, em Pretória, marcou o início do ciclo de actividades programadas pela Embaixada de Angola na África do Sul para as festividades do trigésimo sétimo aniversário da Independência Nacional.

Ao proceder a abertura do evento, a embaixadora Josefina Pitra Diakite afirmou que com o alcance da paz efectiva, em 2002, as FAA reajustaram-se à nova realidade e, actualmente, conciliam a sua tarefa de defesa da soberania nacional com os desafios da desminagem e reconstrução do país.

A actividade, que também visou celebrar o vigésimo primeiro aniversário da constituição das Forças Armadas Angolanas (FAA), assinalado a 9 de Outubro, teve como orador o general Manuel Luís Neto “Kassapa”, chefe da direcção de planificação e organização do Estado Maior da FAA.

O palestrante descreveu as várias fases do percurso das FAA, desde os Acordos de Bicesse à assinatura do “Memorando de Entendimento do Luena”, e destacou a participação activa das Forças Armadas no processo de desminagem que permitiu a interligação do país por estrada e via férrea, bem como a criação de novas zonas fundiárias para o fomento agrícola e habitacional.

Neste contexto, o adido de defesa de Angola na África do Sul, brigadeiro Luís Inácio “Muxito, apelou às Forças Armadas dos países da SADC e do mundo inteiro a direccionarem os seus esforços para a pacificação do planeta terra.

Por seu turno, o representante das Forças Armadas da África do Sul, major general L. Yam, mostrou-se regozijado e “admirado com o nível organizativo e determinação das FAA na conquista daquilo que desejam”, tendo acrescentado que a cooperação entre os dois países, no domínio da defesa, se encontra a bom caminho”.

A Palestra contou com a presença de embaixadores e adidos de defesa acreditados na África do Sul e de membros das Forças Armadas sul-africanas.

Nenhum comentário: