terça-feira, 16 de agosto de 2011

Brasil e Argentina/Dilma telefona para cumprimentar Cristina Kirchner por resultado das eleições primárias

Renata Giraldi, repórter da Agência Brasil

Brasília, 16 agosto 2011 – A presidenta Dilma Rousseff telefonou hoje (16) para a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, para parabenizá-la pelos resultados das eleições primárias de anteontem (14). Pelos resultados, Cristina sai na frente na disputa eleitoral, na qual concorrerá com mais três adversários. A conversa foi confirmada pelo porta-voz do governo argentino, Alfredo Scoccimarro.

“Parabéns, Cristina. Fiquei muito feliz quando vi os resultados”, disse Dilma à chefe do governo argentino, segundo relato do porta-voz Scoccimarro. A presidenta brasileira se referiu aos mais de 50% de votos obtidos por Cristina Kirchner na disputa do último domigo (14) com mais nove candidatos.

De acordo com Scoccimarro, Cristina disse a Dilma que ambas vão “continuar trabalhando juntas para o crescimento dos dois países e da região”. Cristina pretende propor a Dilma que ambas definam ações comuns para proteção da economia internacional.

A ideia, segundo Cristina, é que, durante as discussões da Cúpula do G20, a Argentina e o Brasil proponham medidas para reduzir os impactos da crise financeira mundial. O G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo, se reunirá em novembro, na França.

Em 23 de outubro, Cristina enfrentará Ricardo Alfonsín, da Unión Cívica Radical, o ex-presidente Eduardo Duhalde, do Partido Justicialista, e Hermes Binner, do Partido Socialista – os três ficaram tecnicamente empatados no segundo lugar nas eleições primárias.

Pela legislação argentina, é considerado vitorioso aquele que conquistar 45% dos votos válidos ou 40% deste total, desde que ocorra uma diferença mínima de 10% em relação ao segundo colocado na corrida presidencial. O segundo turno está marcado para 10 de dezembro.

*Com informações da Telam, agência pública de notícias da Argentina

Nenhum comentário: