sábado, 13 de agosto de 2011

Banco chinês financia PMEs em Mocambique

O poderoso Banco de Desenvolvimento da China , CDB, vai despachar ainda este mes para Mocambique, uma equipe tecnica para analisar as formas de aplicacao de um fundo cujo valor nao foi ainda revelado, destinado a financiar as Pequenas e Medias Empresas , PMEs.

12 agosto 2011/Notícias

Jaime Cuambe, em Beijing

O facto foi tornado publico pelo presidente daquela instituicao bancaria, Chen Yuan, num encontro que manteve na passada quarta-feira, com o Presidente da Republica Armando Guebuza, de visita de Estado a este pais asiatico.

O acordo que formaliza tal financiamento foi assinado no mesmo dia pelo Ministro das Financas, Manuel Chang e Chen Yuan, no final das conversacoes oficiais entre as delegacoes de ambos os paises.

Na esteira dos compromissos assumidos, o CDB vai promover as PMEs atraves de uma linha de credito para o desenvolvimento de projectos nos dominios de infraestruturas, industria de construcao, transportes e comunicacoes, expansao da producao Agricola, processamento orientado para exportacoes e da area social.

Ao abrigo de tal entendimento, a mesma instituicao bancaria vai garantir a mobilizacao de recursos financeiros para a implementacao de projectors estrategicos alguns dos quais ja submetidos a consideracao do Governo chines, bem como de outros que venham a ser acordados.

Tambem estabelecera um mecanismo de financiamento regular combinado com um recurso natural ou de um outro meio de rentabilidade como forma de retorno dos financiamentos.

O Banco de Desenvolvimento Chines que estabeleceu os seus escritorios no nosso pais em 2007, tem vindo a financiar diversas empresas chinesas para a implementacao de projectos em Mocambique por via de creditos comnerciais e preferenciais com o apoio do Fundo de Desenvolvimento Sino-Africano.

Destes empreendimentos destacam-se o de producao de algodao avaliado em 15 milhoes de dolares, de construcao de uma fabrica de cimento da empresa Africa Great Wall Cement Factory, um joint venture entre as empresas chinesas Jian Yuxiao e Sinohydro, localizada em Magude, na provincial do Maputo, estimada em 100 milhoes de dolares.

A instituicao tambem financia o projecto de construcao e alargamento de linhas de producao em duas fabricas de cimento localizadas em Muxungue e Inhaminga, respectivamente, na porovincia de Sofala, orcadas em 180 milhoes de dolares.

Durante a visita que o membro do Comite Permanente do Bureau Politico do Comite Central do Partido Comunista da China realizou a Mocambique, em Abril do ano em curso, foi assinado um acordo de cooperacao sobre Planificacao e Consultoria com o Executivo mocambicano, cujo enfoque eh a assistencia para o desenvolvimento e industria.

Refira-se que o CDB eh o maior banco de investimento chines e conta com 700 bilioes de dolares em actives, sendo a sua area de actuacao mais virada para investimento em projectos sustentaveis com impacto economico e social e, duma forma mais ampla, por meio do mecanismo de pacote de projectos.

Nenhum comentário: