quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Moçambique e China assinam hoje em Pequim uma dezena de acordos de cooperação

Pequim, China, 10 agosto 2011 – Moçambique e a China assinam hoje em Pequim mais de dez acordos de cooperação, memorandos e trocas de notas, nas áreas financeira, económica, técnica e social, na sequência da visita de Estado que o Presidente Armando Guebuza iniciou terça-feira.

De acordo com o diário estatal Notícias, de Maputo, que cita fontes diplomáticas, as partes vão rubricar um acordo referente à cooperação técnica e económica no valor de cerca de 7,6 milhões de dólares, acordo-quadro sobre cooperação financeira com o Banco de Desenvolvimento da China (CDB), cujo montante não foi revelado, para além dum acordo-quadro sobre cooperação no domínio das Pequenas e Médias Empresas.

Deverão ser ainda assinados memorandos de entendimento com a China Kingho Group para a construção de uma infra-estrutura portuária na província de Sofala e uma linha férrea, um outro com o Centro Internacional Chinês de Redução da Pobreza.

Parte destes acordos servirá de suporte para o estabelecimento do Centro Kingho sino-moçambicano para cooperação na redução da pobreza.

Os dois países vão ainda trocar notas que prevêem o envio de técnicos para Moçambique a fim de avaliarem a construção e renovação de cinco escolas e uma equipa que vai realizar estudos para a construção da fábrica de reparação dos autocarros recentemente doados a Moçambique, bem como uma nota para a implantação de dois projectos de furos de água e uma outra para dois projectos de biogás.

O actual volume de investimentos chinês em Moçambique atingiu 607 milhões de dólares em 2010, prevendo-se agora um crescimento devido ao aumento dos níveis de cooperação mútua.

Nesta visita, Armando Guebuza é acompanhado pelos ministros das Finanças, Manuel Chang, dos Negócios Estrangeiros, Oldemiro Balói, da Presidência para Assuntos Sociais, Feliciano Gundana, dos Recursos Minerais, Esperança Bias, da Agricultura, José Pacheco e pela vice-ministra de Planificação e Desenvolvimento, Amélia Nakhare. (macauhub)

Notícias relacionadas:

Pequim e Maputo assinam acordos de cooperação no valor de 230 milhões de dólares

Governos de Moçambique e de Angola assinam nove acordos de cooperação

Portugal e China assinam nove acordos para reforçar cooperação económica bilateral

Moçambique e China assinam acordos de financiamento


Nenhum comentário: