quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Guiné-Bissau assina com África do Sul acordo para formação na área da saúde

Bissau, 30 agosto 2011 (Lusa) -- A África do Sul vai apoiar a Guiné-Bissau na formação de médicos e na área da Saúde em geral e também na luta contra o paludismo, segundo um acordo hoje assinado em Bissau.

O acordo foi assinado no âmbito de uma visita de dois dias do vice-presidente da África do Sul, Kgalema Petrus Motlanthe, durante a qual também está a ser debatida a cooperação económica e a criação de linhas de crédito para empresários dos dois países.

Salientando os laços antigos entre o ANC (Congresso Nacional Africano) e o PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), ambos no poder, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau disse que no âmbito da visita será retomada a cooperação em áreas como a dos minérios, sendo que outros acordos estão a ser analisados por delegações dos dois países.

O ministro da Saúde, Camilo Simões Pereira, disse aos jornalistas que o acordo vai permitir à Guiné-Bissau "garantir assistência técnica da África do Sul" na área da Saúde, quer no apoio à Faculdade de Medicina quer no apoio à formação e técnicos

O responsável salientou o compromisso de serem formados 200 médicos até 2016, com o apoio de Cuba mas também agora da África do Sul.

"Também temos um outro projeto tripartido na luta contra o paludismo. Já tínhamos alinhavado com a Venezuela, mas como está um pouco atrasado acabámos por pedir o apoio da África do Sul e eles aceitaram a nossa proposta e irão financiar esse projeto", explicou o ministro, adiantando que hoje foi assinado o acordo genérico e que dentro de cerca de um mês uma delegação guineense assinará na África do Sul os acordos específicos.

A visita de dois dias do vice-presidente da África do Sul realiza-se a convite do primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior. Na manhã de hoje o estadista sul-africano depositou uma coroa de flores no mausoléu de Amílcar Cabral.

Na tarde de hoje está prevista uma visita ao Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá.


Nenhum comentário: