18 agosto 2011/Rádio Moçambique
O presidente de Moçambique, Armando Guebuza, elogiou hoje (quinta-feira) o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, pela forma como tem sabido garantir a paz, "o motor principal desse crescimento social e económico da República de Angola".
Armando Guebuza, que falava no encerramento da XXXI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), na qualidade de vice-presidente, evocou a máxima moçambicana segunda a qual "a alternativa a paz é a própria paz".
"Luanda, esta cidade testemunha silenciosa de muitas concertações político-diplomáticas da Linha da Frente de então SADCC e da actual SADC, volta a dar mais este contributo aos valores da concórdia, da complementaridade e da determinação de continuarmos a ser justos continuadores dos sonhadores do nosso sonho do bem-estar e prosperidade, paz e na interdependência rumo à integração regional", enfatizou.
Frisou que os trabalhos da cimeira foram marcados pela disposição e compromisso de todos para um diálogo franco, aberto e construtivo e sempre informado pelos interesses supremos dos respectivos povos.
"Foi neste espírito que abordamos as temáticas que incorporavam a nossa agenda e alcançamos os necessários consensos em todos os assuntos em debate", realçou, acrescentando que foi lançada mais uma pedra que sustenta a contínua afirmação da SADC no contexto regional e na diplomacia africana e internacional.
Armando Guebuza congratulou-se pelo trabalho realizado pelo secretário Executivo da SADC, Tomás Augusto Salomão, e a sua equipa, reconhecendo que foram muitas horas de labor e concentração no detalhe para que os delegados tivessem a documentação de apoio às deliberações.
Por outro lado, agradeceu a confiança depositada pelos Estados membros da SADC à República de Moçambique, para que seja o palco da 32ª Cimeira de cúpula da organização regional, em 2012, enderença o convite a todos para tomarem parte no evento.
"Moçambique, essa pérola do Índico, e o seu maravilhoso povo, a todos aguardam ansiosamente e de braços abertos", completou.
Integram a SADC Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesotho, Malawi, Ilhas Maurícias e Seycheles, Moçambique, Namíbia, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. (Com Angop)
Nenhum comentário:
Postar um comentário