segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Presidente de Moçambique inicia terça-feira visita de seis dias à China

Maputo, Moçambique, 8 agosto 2011 (macauhub) – O presidente de Moçambique inicia terça-feira uma visita de Estado de seis dias, de 9 a 15 de Agosto, à República Popular da China, numa deslocação que levará a comitiva oficial a Pequim, à província de Henan e à zona económica especial de Shenzhen, adjacente a Hong Kong.

Empresários e empresas da China, um aliado histórico da Frelimo, partido no poder em Moçambique desde a independência do país, estão presentes em diversos sectores de actividade, sendo de destacar obras públicas, como a construção e reconstrução de estradas, abastecimento de água saneamento e a construção de habitação.

Empresas chinesas envolveram-se na reconstrução de estradas nas províncias do Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Inhambane e Sofala, num montante de cerca de 600 milhões de dólares, e trabalham em obras de reparação e ampliação dos sistemas de abastecimento de água de várias cidades e vilas, sendo de destacar a própria capital moçambicana.

Foram também empresas chinesas que construíram as novas instalações do Aeroporto Internacional de Maputo, ao abrigo de uma linha de crédito da China, bem como o Estádio Nacional.

Muitas delegações de homens de negócios da China e de Macau têm mantido vários encontros com homens de negócios de Moçambique, tanto em Maputo como em cidades chinesas, tentando estabelecer parcerias.

A China, de acordo com o Centro de Promocão de Investimentos, figura entre os dez maiores investidores no país, podendo vir a ocupar o primeiro lugar nos próximos anos, tendo em conta as intenções manifestadas por vários empresários chineses.

Na sua deslocação à China, Armando Guebuza deverá manifestar o interesse moçambicano em receber investimentos chineses em sectores como a agricultura, turismo, recursos minerais, infra-estruturas, transportes e novas tecnologias, entre outros.

Outro ponto que eventualmente poderá ser discutido entre Moçambique e a China nesta deslocação de Armando Guebuza é a ligação aérea directa entre Maputo e Xangai, a capital económica da China.

A deslocação de Armando Guebuza à China, a frente de uma delegação que inclui os ministros dos Negócios Estrangeiros, dos Recursos Minerais e da Agricultura respectivamente Oldemiro Baloi, Esperança Bias e José Pacheco, resultou de um convite formulado pelo Presidente chinês, Hu Jintao.

Notícias relacionadas:

Conferência internacional sobre exploração de carvão em Moçambique inicia-se terça-feira

Feira Internacional de Maputo recebeu cerca de seis mil visitantes nos primeiros dois dias

Presidente chinês visita Moçambique para reforçar relações económicas

Presidente da China visita Moçambique em Fevereiro

Acordo sobre biocombustíveis será marco da visita do presidente de Moçambique ao Brasil


Nenhum comentário: