segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Angola/FAO qualifica estimulante contributo da Agricultura e Pescas no PIB


Luanda, 1 agosto 2011 (AngolaPress) – O ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Afonso Canga, afirmou hoje (segunda-feira), em Luanda, que a FAO classifica animador o crescimento de sete para oito porcento a contribuição do sector agrário no Produto Interno Bruto (PIB).

Após audiência com o director-geral cessante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf, o governante declarou à imprensa que o “bom desempenho do sector se deve à materialização dos planos do Executivo de fomento e aumento da produção agrícola, pecuária e pesqueira".

Durante o encontro, Afonso Canga informou ao director-geral da FAO sobre os programas do Executivo de reforço das condições técnicas e de trabalho dos institutos de investigação do sector, assim como sobre a reestruturação do projecto de conservação e
comercialização da produção agro-pecuária.

Por sua vez, Jacques Diouf manifestou-se satisfeito com certos efeitos no domínio da nutrição no país, fruto da execução da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e garantiu o apoio da FAO ao Executivo no reforço do aumento e da melhoria da dieta alimentar da população.

Na ocasião, o director cessante da FAO abordou com o ministro da Agricultura, Afonso Canga, o nível de cumprimento dos compromissos assumidos por Angola, por presidir à Organização Regional da FAO para África, numa reunião realizada em 2010, em
Luanda, em 2010.

Em fim de mandato, Jacques Diouf aproveitará a sua estadia de dois dias em Angola para debater com o ministros e altas entidades do Estado angolano e com as agências da ONU os projectos de cooperação.

Jacques Diouf será substituído pelo brasileiro José Graziano da Silva, eleito director-geral da FAO a 26 de Junho do corrente ano e toma posse no cargo a 1 de Janeiro de 2012.

O candidato brasileiro obteve 92 votos dos 180 votos, mais quatro do que o seu principal adversário, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol Miguel Angel Moratinos.

Nenhum comentário: