sábado, 13 de agosto de 2011

Angola/SADC: Presidência angolana vai impulsionar crescimento da região

Luanda, 12 agosto 2011 (AngolaPress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros da Namíbia, Utoni Nujoma, advogou hoje, sexta-feira, em Luanda, que a presidência angolana da SADC vai trazer maior crescimento e estabilidade à região.

Utoni Nujoma, que desembarcou na tarde hoje, no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, a fim de participar no Conselho de Ministros da SADC, disse, em declarações à Angop, acreditar que Angola vai trabalhar para promover o desenvolvimento da região, para assegurar a paz e a segurança, pois, realçou, só com esses dois pressupostos pode ser garantido o sucesso da região.

“A Namíbia espera também que durante a cimeira de Luanda possam ser dados passos substanciais para acelerar a resolução dos críticos problemas no Madagáscar e no Zimbabwe”, sublinhou.

Por outro lado, Utoni Nujoma (filho do ex-estadista Sam Nujoma) disse ser a favor da livre circulação de pessoas e bens a nível da SADC, o que vai promover maior interacção entre os povos da região, assim como defende a implementação da zona de livre comércio.

O encontro do Conselho de Ministros inicia no próximo dia 15 (segunda-feira) e antecede a cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a decorrer de 17 a 18 deste mês.

A cimeira da SADC, a decorrer sob o lema "Consolidar as bases da integração regional: Desenvolvimento das infra-estruturas para facilitar as trocas comerciais e a liberalização económica", vai reunir mais de 600 convidados entre delegados, ministros e Chefes de Estado e de Governo.

Integram a SADC Angola, África do Sul, Botswana, RDC, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.


Nenhum comentário: