Brasília, Brasil, 26 Ago (macauhub) -O Banco do Brasil (BB) fez sua primeira operação de Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC) na moeda chinesa, o yuan escreve hoje a o jornal Valor Econômico.
O empréstimo foi concedido à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), especialista em produtos à base de nióbio que está entre os maiores exportadores para a China.
Segundo Allan Toledo, vice-presidente do banco, trata-se da primeira experiência, mas a tendência é de crescimento desse tipo de transacções, dada a corrente de comércio para a China, com mais de 2 mil empresas exportadoras.
“A procura é muito alta e o ACC na moeda chinesa elimina a necessidade de “hedge” tanto para o exportador quanto para o importador, reduzindo o custo final”, diz Toledo.
Em geral, o ACC é fechado em dólares, pois a liquidez é maior e a moeda americana é a referência do comércio exterior. Há também opções para recursos em euro e iene, mas hoje mais de 80% é fechado em dólar, diz o executivo do BB.
As linhas em yuan são oferecidas ao BB em parceria com mais de 10 bancos locais, como o Banco Industrial & Comercial da China (ICBC, na sigla em inglês) e o Banco da China (BOC), dois dos maiores bancos do mundo.
Notícias relacionadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário