sexta-feira, 5 de março de 2010

Portugal vai disponibilizar mil milhões de euros para projectos de desenvolvimento em Moçambique

Maputo, Moçambique, 5 março 2010 - Portugal vai disponibilizar mais de mil milhões de euros para financiar projectos de desenvolvimento em Moçambique, um dos quais será a ponte para a Catembe, em Maputo, afirmou quinta-feira em Maputo o primeiro-ministro português.

De acordo com José Sócrates, que hoje conclui uma visita de três dias a Moçambique, o Banco Luso-Moçambicano que quarta-feira foi criado vai analisar também o financiamento de projectos como o da construção da central norte da barragem de Cahora Bassa e a “espinha dorsal” de distribuição de energia, que vai ligar o país de norte a sul, dois dos empreendimentos de maior vulto em Moçambique nos próximos anos.

A construção da ponte para a Catembe, do lado sul da baía de Maputo, é um projecto com anos e implica também a construção da estrada para a Ponta do Ouro, uma zona de praias no extremo sul de Moçambique, na fronteira com a África do Sul.

A Ascendi, empresa constituída pelos grupos Mota-Engil e Espírito Santo, concorreu à construção da ponte.

Portugal está ainda disponível para apoiar pequenas centrais eléctricas e fotovoltaicas e de energia hídrica, disse também José Sócrates no encerramento de uma conferência sobre energias renováveis, que juntou empresários portugueses e moçambicanos e que culminou com a assinatura de uma dezena de protocolos. (macauhub)

Nenhum comentário: