Para dar resposta à crescente demanda no subsistema de ensino geral no país, o Ministério da Educação está a implementar uma nova estratégia que prevê a construção de unidades escolares com maior implantação nas localidades, por forma a permitir um maior acesso e continuidade dos estudos para todas as crianças das zonas rurais que concluem o ensino primário.
9 de Março de 2010, Notícias
De acordo com o Ministro da Educação, Zeferino Martins, que ontem escalou Vilankulo, onde inaugurou a Escola Secundária de Mucoque, enquanto decorre o processo de conclusão das obras de reabilitação e construção de dezassete escolas secundárias iniciadas no ano passado, o programa de construção acelerada de infra-estruturas escolares em curso desde 2005, no quadro do cumprimento das metas do desenvolvimento milénio, proporciona igualmente condições adequadas para que nenhuma criança fique em casa por falta de vaga naquele nível escolar.
Para acompanhar o ritmo da construção de infra-estruturas de educação, segundo disse Martins, decorre a formação e disponibilização de professores para todos os subsistemas de ensino, razão pela qual o governo dispensa atenção especial à construção e apetrechamento de Institutos de Formação de Professores, destacando para já a conclusão de 10 institutos reabilitados e em funcionamento.
Na inauguração da Escola Secundária de Mucoque, onde igualmente funciona desde o ano passado a Escola Superior de Desenvolvimento Rural, o Ministro da Educação lançou um vigoroso apelo para a conservação e manutenção de infra-estruturas. “Temos que evitar sujar para limpar, evitar estragar para concertar, disse Zeferino Martins para quem a Escola de Mucoque, desde a sua construção, apresenta melhor aspecto, um ganho que deve ser mantido não só pelos trabalhadores, mas também pelos alunos e professores.
“O Estado gasta muito dinheiro para a reabilitação, daí que é necessário fazer tudo para evitar a rápida degradação das escolas, garantindo a sustentabilidade das acções de construção e reabilitação, permitindo ao Governo uma melhor orientação dos investimentos para outras infra-estruturas necessárias no desenvolvimento da educação”, disse. (Victorino Xavier)
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