quarta-feira, 10 de março de 2010

«CPLP deve assumir um papel mais relevante na solução de conflitos»

Lisboa, 9 março 2010 -- O Presidente da Assembleia Nacional, Paulo Kassoma, manifestou hoje, terça-feira, em Lisboa, o seu desejo de ver uma CPLP com um papel mais relevante na solução dos conflitos, protecção dos cidadãos e apoio no desenvolvimento económico dos estados membros.

Falando na II Assembleia Parlamentar da CPLP, que decorre desde segunda-feira, em Lisboa, o líder do parlamento angolano reconheceu que algumas mudanças têm sido introduzidas nesta direcção.

Apontou a aprovação da Estratégia Geral de Cooperação da CPLP, pela Cimeira da Guiné Bissau, realizada em 2006, a Instituição do Fundo Especial de Cooperação e do Plano Indicativo de Cooperação como elementos capazes de produzirem uma nova dinâmica da organização, se baseada em procedimentos pragmáticos, simples e transparentes que possam estimular a actividade profissional dos seus agentes.

Outro elemento importante dessas mudanças, prosseguiu, é a instituição da parlamento da CPLP que tem contribuído para a paz, fortalecimento da democracia e do Estado de Direito nos países membros, promoção da harmonização legislativa em matérias relevantes de interesse comum, entre outros.

“Estamos diante de progressos significativos no quadro do reforço da cooperação entre ao países de CPLP”, asseverou.

Integram a comitiva parlamentar angolana na reunião, que termina quarta-feira, os deputados Luís Reis Cuanga, João Melo, Cristóvão da Cunha, Lúcia Tomás e Lukamba Gato.

Fazem parte da CPLP, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Brasil, Portugal e Timor Leste. (Noticias Lusófonas)

Nenhum comentário: