quarta-feira, 10 de março de 2010

Antes perseguido, comunista agora é condecorado no Paraguai

9 março de 2010/Vermelho http://www.vermelho.org.br

O governo paraguaio condecorou, segunda (09), o fundador e histórico dirigente do Partido Comunista do Paraguai, Ananias Maidana, com a Ordem Nacional do Mérito em grau de "Gran Cruz". A honraria foi concedida por sua "incansável luta pela democracia e justiça social", diz o decreto. Mais que uma simples homenagem, a distinção é um sinal de que os tempos, felizmente, mudaram, já que há pouco mais de 20 anos os comunistas eram alvo de perseguição pela ditadura de Alfredo Stroessner.

O Paraguai justifica a condecoração, explicitando a gratidão pelos serviços prestados à nação. "Haja vista o compromisso do governo nacional de reconhecer publicamente o trabalho dos cidadãos que dedicaram suas vidas em favor da promoção dos valores substanciais da nação paraguaia, virtudes comprometidas com sua identidade cultural e social, e que a dita honra se outorga a pessoas merecedoras da gratidão nacional por extraordinários e excepcionais serviços prestados", diz o decreto, explicando os motivos do reconhecimento ao "histórico lutador".

Maidana tem hoje 86 anos. Sua trajetória política inclui mais de 20 anos de encarceramento, sendo 17 deles num cubículo de oito metros quadrados, ao lado de mais 15 presos, sem luz e ventilação adequadas. Somente em 1978 conseguiu a libertação, que o conduziu ao exílio na Suécia e na União Soviética, onde denunciou ao mundo as atrocidades da ditadura Stroessner.

Nenhum comentário: