Luanda, 2 março 2010 (Angola Press) – O novo embaixador da República da Argentina em Angola, Juan Augustin Caballero, chegou hoje (terça-feira) a Luanda, a fim de apresentar, nos próximos dias, as suas cartas credencias ao Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, para uma missão de cerca de quatro anos.
Falando à Angop no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o embaixador que Angola é um país muito importante em África e tem, actualmente, uma das economias mais dinâmicas do continente que tem crescido nos últimos tempos.
Nesta base, disse o diplomata de 62 anos de idade, interessa ao governo argentino redinamizar a cooperação bilateral com Angola que se tem desenvolvido de uma maneira óptima, na medida em que “o relacionamento entre os dois países tem sido muito activo”.
Para justificar a sua afirmação, Juan Augustin Caballero apontou o caso dos governantes angolanos que se têm deslocado a Buenos Aires, cidade capital argentina, para reforçar a cooperação, assim como a própria deslocação do Presidente Eduardo dos Santos para esse país do sul da América efectuada há cerca de dois anos.
Na mesma perspectiva, anunciou que o Governo da Argentina prevê enviar brevemente para Angola o seu ministro das Relações Exterior, Jorge Taiana, o seu vice, Vitório Tacectti, e o titular da pasta das infra-estruturas, Júlio de Vida, a acontecer ainda em 2010.
Segundo o entrevistado, “o Governo da Argentina está muito interessado em participar no desenvolvimento de Angola e na esfera da cooperação”, contando para tal com a forte colaboração do seu sector que espera tirar muito beneficio nas relações bilaterais.
“Angola actualmente tem importantes planos de desenvolvimento nas áreas da agricultura e pecuária e são estas as área em que a Argentina tem mais valia e competência internacional que pensa transferir para Angola”, pontualizou.
A cooperação bilateral entre Angola e a Argentina implementa-se sobretudo nas áreas da agricultura, pecuária e comércio de vinhos e, nesta nova etapa do seu relançamento, pensa transferir tecnologias e procurar outros sectores de intervenção para contribuir para o progresso e desenvolvimento do país.
Juan Augustin Caballero vai substituir no cargo o seu compatriota Eduardo Sguiglia, que terminou já a sua missão diplomática em Angola. O mesmo tem 40 anos de carreira diplomática, serviço que iniciou aos 22 anos, sendo conselheiro no Brasil e EUA.
O seu primeiro posto de embaixador foi na República da Singapura, onde saiu recentemente e Angola é a sua primeira missão em África.
O actual embaixador de Angola na Argentina é o antigo ministro da Justiça, Manuel Aragão, nomeado pelo Presidente para assumir a chefia da referida missão diplomática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário