Maputo, Moçambique, 3 março 2008 - A construção de uma refinaria em Nacala-a-Velha, província de Nampula, teve já início com o transporte para o local de equipamento e maquinaria, afirmou sexta-feira em Maputo Eurico Simão, consultor da empresa construtora.
Em declarações à agencia noticiosa moçambicana AIM, Simão disse que a fase de arranque, agora iniciada, inclui a construção de uma escola de artes e ofícios, a fim de dar formação profissional aos futuros operários.
Simao disse também que a escola será apoiada pelos governos de Moçambique e do Brasil, tendo os brasileiros avançado já com propostas e com um plano que já foi utililizado em diversos pontos do globo.
Uma das vantagens do plano proposto é que os módulos de ensino vêm já em português, a língua oficial de Moçambique, e com professores que darão as aulas também em português.
Eurico Simão afirmou ainda à AIM pensar ser possível ter a refinaria a funcionar no prazo de três anos a fim de que em 2010 as primeiras gotas de gasolina e gasóleo começem a ser produzidas.
De acordo com Simão, a refinaria justifica-se devido à ligação de caminho-de-ferro entre Nacala e o Malawi bem como pelo facto de parte da produção poder ser exportada por mar, uma vez que Nacala dispõe do melhor porto natural de águas profundas de toda a costa oriental de África.
A refinaria, que cobrirá uma área de 838 hectares, tem uma capacidade de produção de 300 mil barris de petróleo por dia e dará emprego a 450 cidadãos moçambicanos. (macauhub)
Noticias, artigos e análises sobre economia, politica e cultura dos países membros do Mercosul, CPLP e BRICS | Noticiero, articulos e analisis sobre economia, politica e cultura de los paises miembros del Mercosur, CPLP y BRICS
segunda-feira, 3 de março de 2008
Moçambique/Iniciou-se construção da refinaria de Nacala-a-Velha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário