quarta-feira, 5 de março de 2008

Moçambique/Cuba deverá apoiar criação de centro de biotecnologia

Maputo, Moçambique, 5 março 2008 - Um centro de biotecnologia deverá ser criado em Moçambique com o apoio técnico e científico de Cuba, noticiou terça-feira o jornal Notícias, de Maputo, citando o ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue.
O jornal adianta que o facto foi anunciado, em Havana, no âmbito da visita oficial de três dias que o Presidente da República, Armando Guebuza, efectua desde segunda-feira a Cuba, a convite do seu congénere, Raul Castro.
De acordo com Venâncio Massingue, que integra a delegação presidencial, Moçambique vai enviar brevemente técnicos para se especializarem em biotecnologia e explorarem a experiência de Cuba neste sector.
Após a sua especialização, estes técnicos deverão constituir a espinha dorsal da equipa que vai desenvolver a biotecnologia em Moçambique em parceria com especialistas cubanos.
Cuba desenvolve esta área desde a década 80 com resultados práticos e de impacto em vários sectores da vida económica e social. Actualmente, dois técnicos cubanos estão a trabalhar em Moçambique, no distrito da Moamba, província do Maputo, na área de produção animal, sendo expectativa do Governo com a criação do centro alargar a intervenção para outras áreas.
Por outro lado, Cuba vai testar este ano, com aval do governo moçambicano, uma vacina oral contra a cólera em Moçambique em crianças e jovens com idades que variam de 2 a 18 anos. Trata-se da segunda fase de uma experiência que entre 2005 e 2007 envolveu 120 adultos voluntários, cujos resultados de eficiência foram de 97,4 por cento.
Moçambique vai enviar ainda este ano oftalmologistas para se subespecializarem em várias sub-áreas do sector, incluindo audiologia. O objectivo, segundo o Ministro da Saúde, Ivo Garrido, que também integra a delegação presidencial, é minimizar a gritante carência de médicos especialistas no país. (macauhub)

Nenhum comentário: