terça-feira, 4 de março de 2008

Brasil/Livro-denúncia sobre assassinatos políticos está disponível na internet

Adital – Agência Frei Tito para a América Latina

29 fevereiro 2008

Jair Antônio da Costa, Anderson Amaurílio, Iraguiar Ferreira da Silva, Josenilson José dos Santos, Anderson Luís e Dorothy Stang compõem uma extensa lista de vítimas de uma modalidade de violência que se considerava extinta no Brasil: os assassinatos políticos. Este é o tema do livro-reportagem Plantados no Chão, da jornalista Natalia Viana, que a editora Conrad está lançando para download pela internet.
Se esse tipo de crime era uma forma de terrorismo de Estado, agora eles envolvem situações mais complexas - onde militantes de movimentos sociais batem de frente com interesses particulares, que resolvem silenciar a luta legítima por direitos sociais com as próprias mãos ou com o apoio de setores corruptos do Estado - por vezes mesmo a polícia e o Judiciário.
Correspondente da Bandnews em Londres e colaboradora da revista Caros Amigos, a autora escolheu seis casos que, dentro dessa perspectiva, podem ser considerados de natureza política e servem para ilustrar como o Estado brasileiro tem tratado os assassinatos de motivação política.
O livro pode ser baixado no sítio: http://www.conradeditora.com.br/plantadosnochao.html.
A nota é da editora Conrad.

Nenhum comentário: