Cidade da Praia, 7 março 2008 - Portugal vai manter o seu apoio no sector da formação e qualificação de quadros cabo-verdianos na área da administração ambiental, garantiu Quinta-feira, na ilha de Sal, o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional português, Francisco Correia Nunes.
O ministro fez esta afirmação, no âmbito de uma visita de trabalho que efectua desde a última Quarta-feira, na ilha do Sal, onde participa num seminário sobre Clima e Recursos Naturais nos países de língua portuguesa, destinado a debater as alterações climáticas e suas repercussões e criar um espaço de cooperação nessa matéria.
O ambiente é uma área propícia a actividade de cooperação entre os dois países e dar atenção a essa área é "indispensável ao desenvolvimento" de Cabo Verde, disse o ministro.
Francisco Correia Nunes, assegurou que a cooperação entre Portugal e Cabo Verde no domínio do ambiente tem vindo a ser reforçada e a intensificar-se e preconizou mais apoio na formação de quadros, contribuindo para fortalecer uma administração ambiental do arquipélago.
Por seu turno, a ministra do Ambiente de Cabo-Verde, Madalena Neves, disse que a cooperação entre os dois países na área do ambiente vem desde 2005, com resultados positivos, como a constituição de uma base de dados ou a formação de quadros para o Instituto de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde.
“Portugal também apoiou o país na elaboração de legislação na área do ambiente e na criação da Direcção-Geral do Ambiente de Cabo Verde” reconheceu a ministra.
Nunes Correia participa na próxima sexta-feira na sessão de encerramento do seminário, na ilha do Sal, assinando depois, com o governo de Cabo Verde, uma declaração política.
A próxima reunião de ministros do Ambiente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) está prevista para os próximos tempos em Angola. (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário